Candidatos a voluntários para Rio 2016 são mais que dobro de 2012

Comitê brasileiro recebeu mais de 240 mil inscrições para preencher 70 mil vagas; seleções começam em março de 2015

iG Minas Gerais | Débora Ferreira |

Rio 2016/Alexandre Loureiro
"Profissão" voluntário superou em muito os números de Londres, mas número de vagas ainda é o mesmo

O Comitê Olímpico dos Jogos do Rio 2016 terá muito trabalho para selecionar os voluntários que irão trabalhar no evento. Isso porque foram feitas 242.757 inscrições, mais que o dobro das 100 mil para Londres 2012, que preencherão 70 mil vagas em cargos, setores e idiomas variados. Os brasileiros são a maioria de candidatos, representando 60% das inscrições, seguido por Estados Unidos, Rússia, China e Grã Bretanha.

Segundo balanço divulgado pela organização, as mulheres superaram os homens e são responsáveis por 55% da procura. Outro dado que chama a atenção é a média de idade dos participantes: metade dos inscritos tem menos de 25 anos, o que confirma a proposta de que o trabalho serve muito de experiência profissional.

“Ficamos muito felizes com os resultados do programa. A quantidade de países, as diferentes faixas etárias e as experiências individuais que cada um carrega tornam realidade a diversidade que buscamos. Os Jogos são para todos e o Programa de Voluntários já representa isso”, explicou Flavia Fontes, gerente do Programa.

O próximo passo são as entrevistas presenciais, que vão começar a partir de março de 2015. Os primeiros candidatos a serem avaliados serão os do Rio de Janeiro, e em seguida o Comitê percorrerá o país.

Os benefícios para quem for selecionado são cursos de inglês, treinamentos específicos para a função a ser desenvolvida, uniforme, alimentação e transporte nos dias de trabalho. O traslado até a capital carioca não será pago e é de responsabilidade de cada voluntário.

Quem não se inscreveu ainda pode tentar a sorte em uma lista de espera no site dos Jogos do Rio.

Leia tudo sobre: voluntáriosolimpíadasjogos olímpicosrio 2016inscriçõescob