Casal franco-brasileiro doa 1.200 peças a museu

Atrativo cultural vai ter obras de arte sacra de várias partes do Brasil e também de outros países

iG Minas Gerais | Aline Diniz |


Material tem origem em lugares como Peru, Indonésia, Índia e China
ADOP / Divulgacao
Material tem origem em lugares como Peru, Indonésia, Índia e China

Ouro Preto, na região Central, vai ganhar o Museu Boulieu – Caminhos da Fé com 1.200 peças sacras de várias partes do país e do mundo. Hoje, o casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu assina o protocolo de doação dos artigos à arquidiocese de Mariana, às 20h. A cerimônia vai acontecer na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, na cidade. Não há previsão para a inauguração do museu.

Segundo Boulieu, a intenção da doação é fazer com que mais pessoas apreciem a arte adquirida pelo casal durante viagens. “Moramos no Rio de Janeiro, mas gostamos de Ouro Preto e temos uma casa aqui. Esse museu será diferente dos que já existem na cidade, porque temos peças do mundo todo”, descreve.

As viagens do casal começaram em 1960, por cidades de Minas Gerais e de outros Estados. Depois, eles conheceram a arte de países como Peru, Bolívia, México, Indonésia, Índia e China.

Para a colecionadora Maria Helena, a arte conta história. “O conjunto de obras ilustra a expansão da fé cristã. O museu vai reunir esculturas, pinturas e prataria de arte colonial, provenientes de várias partes do mundo”, afirmou.

Ainda segundo ela, a originalidade da coleção se deve à diversidade de origem das obras e à variedade das peça. “Cada item traz a sua história, que nos fez viver aventuras pitorescas e conhecer pessoas de grande riqueza humana”, afirma Maria Helena.

Apoio

Parceria. O projeto para a construção do museu conta com a colaboração da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto e o apoio institucional de Arquidiocese de Mariana,  Prefeitura de Ouro Preto e Instituto Cultural Brasileiro do Divino Espírito Santo

Local. O museu será instalado ao lado do prédio da Santa Casa de Misericórdia.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave