Um retrato sonoro de Pessoa

DVD e CD trazem leitura de poemas de Fernando Pessoa pela especialista Cleonice Berardinelli e por Maria Bethânia

iG Minas Gerais | Júlio Assis |

Afinidade. Dona Cléo e Bethânia externam na leitura uma mesma paixão pelos versos de Fernando Pessoa
Quintanda Producoes divulgacao
Afinidade. Dona Cléo e Bethânia externam na leitura uma mesma paixão pelos versos de Fernando Pessoa

“Para ler Fernando Pessoa, é necessário que o leitor tenha sensibilidade para poesia e inteligência para penetrar nos múltiplos caminhos que se oferecem”. Nessa frase a professora Cleonice Berardinelli dá o caminho das pedras, mas ele nem é tão necessário assim. Basta ouvi-la lendo em voz alta os poemas do português Fernando Pessoa (1888-1935) e de seus heterônimos para encontrar um caminho tocante e seguro de se aprofundar na obra do poeta.

Dona Cleonice, ou Dona Cleo, 98, considerada a maior especialista em Fernando Pessoa no Brasil e membro da Academia Brasileira de Letras, divide com a cantora Maria Bethânia as leituras de poemas do português no filme “(o vento lá fora)”, que está nas salas de cinema no Rio de Janeiro e em São Paulo, e chega agora às lojas do país em uma caixa com DVD e CD pelo selo Biscoito Fino, incluindo encarte com os poemas.

Durante 64 minutos, as duas vão se revezando nos belos versos de Pessoa, além de conversarem sobre a obra do poeta e as especificidades de seus heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.

O filme em preto e branco veio depois que as duas realizaram a sessão de leitura “Lendo Pessoa à Beira-mar”, na Festa Literária de Paraty (Flip), em 2013. “Ao observar as pessoas comovidas na Flip, a Bethânia percebeu que isso poderia ser ampliado e então me convidou para dirigir um documentário registrando o encontro das duas em torno do poeta”, conta o diretor do filme, Marcio Debbelian.

“Durante os preparativos para a leitura na Flip, vi que ela, quando passava de um heterônimo para outro do poeta, falava com tanta intimidade, que aquilo era tão fácil e delicioso de você aprender, que falei: vamos fazer isso para escolas públicas, crianças, jovens, adolescentes e as pessoas de modo geral. Ela gostou da ideia, e eu fiquei muito feliz. Fomos para o estúdio e fizemos com imensa alegria. Eu sou apaixonada por Fernando Pessoa. Ela é uma especialista nele e também apaixonada. Então, tinha tudo para dar certo”, declarou Bethânia sobre o trabalho.

A leitura foi filmada no estúdio da gravadora Biscoito Fino durante dois dias. No primeiro, as duas gravaram um CD com a leitura completa. No segundo, realizaram a leitura para uma pequena plateia de convidados. O filme faz uma interseção das duas leituras, num clima de intimidade e humor. “Essa parte com uma pequena plateia funcionou muito pelo aspecto da teatralidade, que traz o texto como leitura dramática”, avalia o diretor.

Para ele, a química entre as duas protagonistas trouxe um grande resultado. “Todo esse registro é muito importante. A Dona Cleo dá uma aula, com todo o carisma e conhecimento que ela tem, e em tom de intimidade. É muito importante que isso chegue a um número maior de pessoas, até também pelo público de cantora popular que a Bethânia tem. E a relação carinhosa entre as duas é muito gostosa de se ver, conduzindo a leitura com leveza, humor e emoção. Fiquei feliz com o que conseguimos alcançar ao apresentar a densidade da obra do Fernando Pessoa com essa leveza”, diz o diretor.

Agenda

O quê. Lançamento do DVD e CD “(o vento lá fora)”, leituras da obra de Fernando Pessoa por Cleonice Berardinelli e Maria Bethânia. Gravadora Biscoito Fino. Preço médio: R$ 42,90

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave