Super Mario está entre as trilhas sonoras mais marcantes dos games

As músicas dos jogos cativa o jogador se que ele perceba; listamos algumas que são mais emblemáticas e que ganham mais vida com aqueles 'barulhinhos'

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Games têm trilhas sonoras marcantes
Reprodução
Games têm trilhas sonoras marcantes

É sem perceber, mas ela estão sempre na cabeça. A música dos jogos eletrônicos é um elemento que muitas vezes cativa o jogador sem que ele nem ao menos perceba. Essa forma de arte que combina sons e ritmos, transformou os jogos eletrônicos em algo que vão além de pixels brilhantes e alguns barulhinhos.

Algumas trilhas sonoras são tão marcantes que fizeram história. Listar todas é algo bEM difícil, mas algumas não escapam da memória. Confira algumas delas.

Top Gear O jogo marcou a geração de gamers brasileiros que são mais velhos que a internet. Boa parte do sucesso de Top Gear está ligado diretamente a sua trilha sonora, que embalava as corridas com ritmos alegres e contagiantes. Frankfurt, Las Vegas, Hiroshima ou Bordeaux, seja qual for a música, imediatamente você começará a imaginar carros dançando pela tela em ritmo acelerado.

Sonic the Hedgehog A música do primeiro estágio de Sonic The hedgehog ficará para sempre na memória de quem foi dono de um Mega Drive. Há ainda diversas outras músicas cativantes no primeiro Sonic, uma prova de que, embora inferior, a SEGA sabia utilizar o seu chip Yamaha YM2612.

Final Fantasy Quando Hironobu Sakaguchi pensou que seria a última vez que produziria um jogo, O prelúdio da Fantasia Final, criado por Nobuo Uematsu, não poderia soar mais adequado. Ao longo dos anos, e depois do sucesso do primeiro game, Final Fantasy virou sinônimo de músicas e aventuras de qualidade. Um legado que continua até os dias atuais chegando até os remakes de Final Fantasy I, como as versões para Android e iOS.

Streets of Rage 2 Considerada a frente do seu tempo, a trilha sonora de Street of Rage 2 foi composta de modo a extrair o máximo possível do chip de áudio do Megadrive. Misturando diversos estilos de música eletrônica, Street of Rage 2 tem um clima de “Noite na cidade” que combina perfeitamente com o temática de “briga de bar”, algo que acontece bastante neste jogo.

Shadow of The Colossus Em um jogo com pouquíssimos diálogos, apenas uma bela trilha sonora conseguiria fazer o jogador compreender a nobreza do sacrifício. A simplicidade poética de Shadow of Colossus precisava de uma trilha sonora a altura. As músicas compostas por Kow Otani, para o jogo, foram tão premiadas quanto o próprio game.

Donkey Kong Country Além da música tema, Donkey Kong Country é repleto de músicas que sugam o jogador para dentro game. Pode-se perder horas nas fases aquáticas ao som de “Aquatic Ambiance” ou sentir as gotas de estalactites nas cavernas com “Cave Dweller Concert”. A música do último chefe é especialmente cativante por combinar perfeitamente com as mecânicas do chefão final.

Megaman Megaman X é o debute da franquia no Super Nintendo. O jogo tinha várias mecânicas novas, além, é claro, do novo visual. As músicas também ganharam um upgrade graças ao chip de áudio do Super Nintendo, o que possibilitava, inclusive, ouvir claramente uma guitarra solando na fase Spark Mandrill.

Legend of Zelda Profundamente imersiva, a trilha sonora de Legend of Zelda era pequena, mas de forma alguma enjoativa. Com o passar dos anos, essas simples quatro músicas evoluíram e estão presentes em quase todos os jogos da franquia, trazendo a certeza de que o próximo jogo a ser lançado de Legend of Zelda será inesquecível.

Super Mario Bros Os temas alegres das músicas de Super Mario Bros contribuem para contagiar o jogador nas fases iniciais, leves e divertidas. Não importa qual o seu console favorito, o tema inicial de Super Mario Bros é um hino dos games