Governo aposta em jogo para combater mosquito

Ferramenta objetiva mobilizar jovens contra dengue e febre chikungunya, diz SES-MG

iG Minas Gerais | bernardo almeida |

Lançado ontem, jogo “Acabe com o Mosquito” possui 11 fases
Marcus Ferreira /SES / Divulgaca
Lançado ontem, jogo “Acabe com o Mosquito” possui 11 fases

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais lançou nesta quarta um aplicativo de celular voltado para crianças e adolescentes que objetiva conscientizar sobre atitudes cotidianas que podem acabar com os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue e febre chikungunya. O jogo “Acabe com o Mosquito” tem 11 fases, em que o usuário precisa comandar uma família, tapar caixas e d’água e retirar de casa e do quintal lixo, pneus, vasos de planta e vasilhas de cães que possam abrigar larvas do mosquito.

No fim de cada estágio, os jogadores são notificados sobre ações que deveriam ter tomado e recebem informações relativas às doenças, como sintomas e medicamentos. “Esta é mais uma das ações para acabar com o mosquito, pensada para o público jovem, que tem uma capacidade de mobilização dentro de casa”, justificou o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo Prado. “Esperamos que eles aprendam com o jogo e adotem as lições na prática.” O jogo está disponível em lojas online de aplicativo para celulares com sistema Android e Windows Phone, e deverá estar disponível também para iOS até esta sexta, de acordo com os desenvolvedores.

Balanço. Minas registrou 47.437 casos de dengue neste ano, segundo a pasta. Foram confirmados dois casos da febre chikungunya no Estado, e outros 28 estão em investigação.

Origem

Austrália. O conteúdo do jogo foi baseado no game australiano Dumb Ways to Die, lançado para prevenir acidentes em estações de metrô. Após a iniciativa, as ocorrências diminuíram 30%. Orkut. Com o jogo “Acabe com o Mosquito”, o governo espera repetir o desempenho do jogo, “Dengue Ville”, lançado em 2010 para o Orkut, que alcançou 1 milhão de usuários.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave