Beneficiário do INSS tem que dar prova de vida até dia 31

Cerca de 136 mil ainda têm que ir ao banco

iG Minas Gerais | Ludmila Pizarro |



José Luzia da Silva já cadastrou nova senha e garantiu o benefício
MOISES SILVA / O TEMPO
José Luzia da Silva já cadastrou nova senha e garantiu o benefício

O prazo para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) renovarem suas senhas e fazerem a prova de vida expira no próximo dia 31. Quem não fizer a renovação da senha até o prazo estipulado poderá ter o pagamento interrompido – lembrando que os bancos não têm atendimento no dia 31, portanto, na prática, o prazo é dia 30.

Segundo a assessora de Benefícios do INSS/Sudeste II, Alba Valéria de Assis, “o objetivo da renovação de senha é dar mais segurança ao beneficiário e evitar pagamentos indevidos”. A campanha é realizada anualmente.

“Fiz a renovação da minha senha há muito tempo, e foi rápido e tranquilo. Acho importante essa ação para evitar fraudes, porque tem muita corrupção neste país”, afirma o aposentado José Luzia da Silva, 74.

Segundo o INSS, entre os 3,6 milhões de pessoas que recebem benefícios do instituto em Minas Gerais, cerca de 136,7 mil ainda precisam renovar a senha. O último levantamento foi feito em 8 de dezembro. Na capital mineira, 16,9 mil pessoas não buscaram sua agência bancária.

Todos os beneficiários do INSS, aposentados, pensionistas e os demais que recebem em conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético precisam fazê-lo. No Brasil, dos 31,1 milhões de beneficiários, apenas 1,2 milhão ainda não fez a prova de vida. Isso significa que menos de 4% precisam renovar suas senhas.

Procedimento

É necessário apresentar ao caixa do banco um documento com foto, como identidade

Quem não pode ir por problemas de saúde ou de locomoção pode enviar um procurador cadastrado no INSS

O formulário para fazer o cadastro está no site da Previdência Social

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave