Fábrica de semicondutores recebe máquinas em abril

Produção só deve começar em meados de 2016

iG Minas Gerais | Juliana Gontijo |

Vazio. 
Por enquanto, unidade da Unitec está vazia
MOISES SILVA / O TEMPO
Vazio. Por enquanto, unidade da Unitec está vazia

A Unitec Semicondutores, empresa da Corporación America (CASA), começa a receber em abril do próximo ano os equipamentos da fábrica em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). “Até o fim de setembro todos os equipamentos devem estar instalados e a produção deve começar em meados de 2016”, conta o presidente da empresa, Frederico Blumenschein.

Entretanto, os negócios já devem ser viabilizados já em 2015. “Podemos fazer o projeto e o desenvolvimento de produtos e utilizar a fabricação de terceiros”, diz. Entre os produtos estão smart cards, além outros voltados para a área da saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, para monitoramento de sangue e urina de grávidas para o Projeto Cegonha do Ministério da Saúde, além do monitoramento do mosquito da dengue.

De acordo com ele, 86% do investimento, que é da ordem de R$ 1,1 bilhão, já foram finalizados neste ano.

No total, serão 260 equipamentos – 128 foram adquiridos de uma empresa francesa. “São todos equipamentos usados e importados, que foram recondicionados pelos fabricantes. São como se fossem novos”, explica Blumenschein. Em torno de um terço do investimento feito na fábrica foi direcionado para a aquisição dos equipamentos.

A previsão da empresa é que sejam gerados em torno de 400 empregos diretos nos dois próximos anos.

O presidente da Unitec disse que com o encerramento das atividades da subsidiária nos Estados Unidos, empregados norte-americanos serão transferidos para o Brasil e devem começar a chegar em janeiro. Já os funcionários do escritório de Nova Lima vão para as instalações da fábrica em fevereiro de 2015.

Foi neste ano que a fabricante de semicondutores Six mudou o nome para Unitec. Em comunicado, a empresa informou que a alteração da denominação social é consequência da aquisição, pelo grupo argentino Corporación America no início de 2014, de 33,02% das ações da então Six Semicondutores.Conforme a empresa, a mudança de nome também está baseada na integração da companhia de tecnologia sediada em Minas com a empresa de nanotecnologia Unitec Blue, que foi fundada pela Corporación America no início de 2013.

Importação Mercado. A expectativa é que Brasil e Argentina respondam por 60% do mercado potencial da Unitec. Hoje, o setor de semicondutores movimenta R$ 10 bilhões/ ano em importações.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave