Suspeito de furtar carros de luxo em lava-jatos é preso

Ele se passava por amigo ou parente dos donos dos veículos para conseguir levá-los dos estabelecimentos

iG Minas Gerais | CINTHIA RAMALHO |

Cidades - A Policia Civil  apresentou , Marco Tulio Petersenn Leal  suspeito de roubar veiculos de luxo em Contagem , na Regiao Metropolitana de Belo Horizonte MG. Foto: Alex de Jesus/O Tempo 16/12/2014
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Cidades - A Policia Civil apresentou , Marco Tulio Petersenn Leal suspeito de roubar veiculos de luxo em Contagem , na Regiao Metropolitana de Belo Horizonte MG. Foto: Alex de Jesus/O Tempo 16/12/2014

A Polícia Civil conseguiu prender um suspeito de furtar veículos em lava-jatos de Belo Horizonte e região metropolitana da capital. O homem, de 28 anos, se passava por amigo, parente ou colega de trabalho dos donos dos automóveis e, assim, conseguia roubá-los dos lava-jatos. Ele foi preso na última quinta-feira, na casa dele, no bairro Arvoredo, em Contagem, na região metropolitana.

Segundo a polícia, o suspeito é dono de uma extensa ficha criminal e, inclusive, já havia sido condenado há aproximadamente 5 anos de prisão por um roubo de veículo, em 2011. No mesmo ano, ele foi preso em flagrante após roubar R$ 90 mil de um banco em Araxá, no Alto Paranaíba, mas conseguiu fugir. Por esse crime, ele pode ser condenado a até 20 anos de prisão.

Segundo a delegada Roberta Lima, da 2ª Delegacia de Contagem, após mais de quatro meses de investigações, a polícia conseguiu localizar o paradeiro do homem. No dia da prisão, foi apreendido com ele um Fiat Uno, fruto de roubo, e que tinha a placa clonada. Ainda de acordo com a delegada, a polícia suspeita de que o criminoso seja membro de uma quadrilha especializada em roubo e receptação de veículos.

Como agiam

De acordo com as investigações, o suspeito agia sozinho e, na maioria das vezes, tinha como alvo carros de luxo. Ele costumava chegar aos lava-jatos sempre bem vestido, dizendo aos funcionários que, a pedido dos donos, iria buscar os veículos. “Ele sempre usava roupas de marca e, por isso, não despertava a desconfiança dos funcionários. Além disso, ele sempre se passava por amigo ou parente dos donos dos carros”, conta a delegada.

Ainda de acordo com o que foi levantada pelas investigações, o suspeito costumava dar prazos de cerca de seis semanas entre os roubos, para não levantar suspeita. Até agora, segundo Renata, a polícia conseguiu levantar quatro veículos furtados e receptados pelo criminoso. Uma das ações aconteceu no dia 6 de novembro, quando ele roubou uma caminhonete Hilux de um lava-jato no bairro Eldorado, em Contagem. “Ele não quis colaborar com as investigações, por isso, estamos com dificuldades para identificar todos os veículos roubados”, explica a delegada.

Segundo Renata, o suspeito foi reconhecido por testemunhas do roubo da Hilux. Além disso, ele também aparece em imagens das câmeras de segurança do lava-jato, que flagraram toda a ação criminosa. Agora, a polícia dará continuidade às investigações com o objetivo de localizar os veículos roubados e identificar outros membros da quadrilha.

Prisão

Segundo a delegada Renata Lima, Leal já estava sendo monitorado pela Polícia Civil. Por volta das 17h do dia 11 de dezembro, policiais civis, que estavam de campana na casa dele conseguiram prendê-lo.

Uno

Segundo a Polícia Civil, o carro apreendido com o suspeito, tinha sido roubado no dia 6 de dezembro deste ano, em um lava-jato localizado no bairro Outro Preto, na região da Pampulha.

De acordo com a delegada Renata Lima, o suspeito também é suspeito de outras duas tentativas de roubo de veículos em lava-jatos do bairro Eldorado. Ele, que já foi preso em flagrante por cinco vezes e responde a quatro inquéritos, será autuado pelos crimes de roubo e receptação de quadrilha.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave