Escada rolante para bicicletas em subidas é criada na Noruega

Ciclistas colocam um pé na plataforma inclinada da escada rolante e são empurrados ladeira acima; CycloCable também é atração entre os turistas

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

CycloCable é sucesso na Noruega
Reprodução/Youtube
CycloCable é sucesso na Noruega

A moda agora é se locomover de bike, certo? Cada dia mais as pessoas estão optando pelo meio de transporte, já que além de ser mais sustentável, faz bem à saúde e também ajuda na fuga dos grandes congestionamentos que tomam conta das cidades.

Falando assim parece simples, mas muitas pessoas desistem de usar a bicicleta no dia a dia pelo desgaste de enfrentar as grandes subidas. Pensando nisso, a cidade norueguesa de Trondheim saiu na frente e criou uma escada rolante para bicicletas.

A invenção é da década de 90 e foi criada por por um viajante que se cansou de aparecer suado e exausto no trabalho, o elevador Trampe, recentemente atualizado e reinventado pela CycloCable, já ajudou mais de 200.000 ciclistas nas rampas. A escada rolante tornou-se um ímã turístico também.

Como funciona - Os ciclistas colocam um pé na plataforma inclinada da escada rolante e então são empurrados ladeira acima. Até cinco pessoas podem usar a escada ao mesmo tempo e ela não existe só para bicicletas. Ela leva também qualquer pequeno transporte de rodas junto de seu proprietário, seja ele um garoto com scooter ou uma mãe com um carrinho de bebê.

Enquanto essa "mania" não pega por aqui, veja o vídeo e entenda melhor como funciona.