Nascimento de Kandinsky completa 148 anos e ganha Doodle

A imagem do pintor russo pode ser vista na página inicial do site de buscas; exposição com trajetória estão pela primeira vez na América latina, em Brasília, até 12 de janeiro

iG Minas Gerais | AFP |

Google faz homenagem ao pintor russo Wassily Kandinsky
Reprodução/Google
Google faz homenagem ao pintor russo Wassily Kandinsky

Os 148 anos de nascimento do artista russo Wassily Kandinsky são lembrados nesta terça-feira (16). O pintor nasceu em Moscou, mas adquiriu as nacionalidades alemã e francesa. É considerado o criador do abstracionismo, e também foi professor da Bauhaus, escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha.

A trajetória e as ideias de Kandinsky, estão, desde novembro, em exposição pela primeira vez na América Latina. A mostra "Tudo começa num ponto" tem 72 obras e convida o público a conhecer a vida do pintor, além de experimentar um mergulho nas raízes de seus pensamentos por meio de textos, sons e imagens. Para aprofundar esta experiência, há ainda uma sala de imersão sensorial interativa, onde é possível vivenciar os conceitos desenvolvidos por Kandinsky.

A exposição é gratuita e está no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília até o dia 12 de janeiro, quando seguirá para o rio de Janeiro. Depois, as obras passam ainda por Belo Horizonte (em abril), e São Paulo (em julho), onde permanecem até setembro.

Participando da comemoração pelo aniversário de Kandinsky, o Google criou um Doodle que faz homenagem ao pintor russo. A imagem pode ser vista na página inicial do site de buscas.