Moradora de Neves espera há quatro meses por cirurgia de hérnia

Sem ter como pagar pelo procedimento no serviço particular, mulher tem sofrido com fortes dores; prefeitura garante que operação já foi aprovado

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

Pedido por cirurgia foi feito em agosto deste ano
Reprodução/Arquivo pessoal
Pedido por cirurgia foi feito em agosto deste ano

Uma dona de casa, de 58 anos, moradora de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, espera há cerca de quatro meses por uma cirurgia de hérnia no aparelho digestivo. Com muitas dores, Iria Higina da Silva já possui o pedido para a operação de urgência no serviço público de saúde, mas até o momento, o procedimento não foi agendado.

“Eu estou morrendo de dor. Me falaram que no máximo em três meses eu faria a cirurgia, mas até agora nada. Já fui várias vezes à secretaria, mas eles falam que tenho que aguardar. Estou tendo que ir ao hospital de dois em dois tomar injeção para amenizar a dor”, reclama.

Sem ter recursos para bancar a cirurgia no serviço particular, Iria sofre ao ter que aguardar a fila para o atendimento, que segundo ela, não tem andando bem. “Conheço pessoas que pediram a cirurgia depois e já fizeram”, denuncia.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cirurgia de Iria será realizada em Belo Horizonte, “por conta da complexidade do procedimento”. “A intervenção já foi autorizada e depende agora da realização de exames, também na capital. A secretaria vai entrar em contato com a paciente para que ela receba a documentação necessária e dará todas as orientações para a realização da operação”.  

Leia tudo sobre: cirurgiamoradorahérniaaparelho digestivo