Futura catedral ganha tenda para celebrações e observação de obra

Canteiro terá capela para missas, espaço de convivência e mirante

iG Minas Gerais | Raquel Sodré |



Para o arcebispo dom Walmor, tenda vai se tornar local de comunhão entre católicos
douglas magno
Para o arcebispo dom Walmor, tenda vai se tornar local de comunhão entre católicos

Belo Horizonte ganhou mais um local de celebração da fé. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, inaugurou, na tarde de ontem, a Tenda Cristo Rei, no canteiro de obras onde ficará localizada a Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na região Norte da capital.

O local é composto de uma capela com capacidade para cerca de 180 pessoas, um espaço de convivência, sacristia, banheiros e um mirante, de onde os fiéis podem acompanhar a construção da catedral. O espaço foi muito bem recebido pelos fiéis.

“Vai ser ótimo, pois vou poder vir a pé para a missa”, comemorou a aposentada Laurita Henrique de Almeida, 68, que mora no bairro Floramar. “Contribuo com a campanha do cimento desde quando ela começou. Não sei se vou chegar a vê-la (a catedral) pronta, mas, se eu chegar lá, vai ser muito bom”, completa a também aposentada Laíde Souza, 75, irmã de Laurita.

As obras de construção da catedral estão previstas para terminar em 2017, mas muitos fiéis já estão ansiosos. “Aqui vai ser um ponto de união do povo católico”, afirma o funcionário público Barnabé Aquiar, 55. Enquanto isso, ele vai acompanhando as obras, agora no novo mirante. “Fiquei muito emocionado quando vi e até tirei umas fotos para mostrar para a família. Pretendo voltar outras vezes”, garante.

Para a arquidiocese, a inauguração do espaço representa muito. “A Tenda Cristo Rei se torna um espaço da comunhão e do acompanhamento pela oração, pela vivência e pela visão sobre a obra de todos os convidados, colaboradores, todos os que fazem parte para que assim possamos ver crescer uma obra que vai se tornar, para nós, um grande instrumento”, afirmou o arcebispo dom Walmor, que celebrou a primeira missa no local ontem e abençoou o presépio.

Até agora, segundo ele, as obras estão seguindo o ritmo previsto. Mas, para que tudo se conclua dentro do prazo esperado, a igreja ainda precisará de muita ajuda, pois somente cerca de 20% de toda a quantia necessária foi arrecadada.

A catedral, cujo projeto foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é um desafio não só do ponto de vista financeiro, mas também de engenharia. “É muito complexo transformar o que está no projeto e transformá-la em obra, porque ela tem um pórtico principal de 100 m de altura. É uma obra belíssima, que vai ficar marcada não só para Belo Horizonte, mas para o mundo”, conta Rômulo Albertini Rigueira, diretor de estruturas da arquidiocese e responsável pela obra.

Flash

Doações. Quem quiser contribuir pode fazer doações via débito automático, depósito em conta, ou dar sacos de cimento. Informações pelo telefone (31) 3209-3559.

Serviço

Tenda Cristo Rei. O espaço está localizado na avenida Cristiano Machado, 11800, bairro Juliana. A Tenda ficará aberta diariamente das07h às 20h, e já será realizada ali a novena de Natal.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave