Investidores estão saindo do mercado

iG Minas Gerais |

A queda no número de pessoas que compram imóveis para investir é positiva para o setor. Essa é a opinião de Eduardo Schaeffer, diretor geral da Zap. A pesquisa Fipe-Zap sobre demanda de imóveis mostrou que o número de investidores caiu 21% no terceiro trimestre de 2014 em relação a esse período em 2013.

“O investidor que está deixando de comprar imóveis é o especulador, e o segmento não é tradicionalmente para especulação. Por isso, está sendo positiva essa diminuição”, explica Schaeffer.

O diretor diferencia o especulador do investidor de longo prazo, que deve voltar a comprar no segundo semestre de 2015. “O imóvel é um bom investimento para quem quer investir em aluguel e ter um bem que pode ser revertido em liquidez em dez anos, por exemplo. Acredito que no meio do próximo ano, quando o valor do aluguel estiver mais alto, esse investidor vai voltar”, diz.

“Agora estamos retomando a nossa realidade. A especulação cria o caos que estamos vendo hoje. As construtoras lançaram vários empreendimentos, e não havia demanda para isso. Esse cenário está acarretando, inclusive, desistência e devolução de imóveis”, informa o diretor da Zap. (LP)

 

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave