Chinelo chic

Está decretado: Birken é o calçado do próximo verão e veio para ficar nas altas temperaturas; saiba como usá-lo e agregar conforto e estilo

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

A original Birkenstock tem modelo anatômico que garante conforto
BIRKENSTOCK/divulgação
A original Birkenstock tem modelo anatômico que garante conforto

A gente até esperou a poeira abaixar depois do burburinho fashion a respeito das sandálias Birkenstock – chamadas também de papete. Lembra-se delas lá em meados dos anos 90? Agora não teve mais jeito: elas vieram para ficar nas altas temperaturas. Já estão nas mais variadas vitrines, mostrando que têm tudo pra virar o seu calçado preferido do verão de 2015. Se você ainda torce o nariz pelo modelo com ares de chinelão, saiba que cedo ou mais tarde ela pode parar no seu pé.

Uma vez que gosto não se discute, a novidade agora é que ela está repaginada e pode (e deve) ser uma opção ótima para os dias quentes. Uma porque ela, de fato, é confortável. Outra porque já está mais do que claro que a próxima temporada pede os pés no chão, literalmente. Na ausência do salto alto, as rasteiras surgem refinadas para deixar o look elegante.

“Não foi amor à primeira vista, achava grosseiro, esquisito… Até que comecei a achar uma peça legal pra dar um toque relax aos looks. Agora estou viciada, até porque é superconfortável!”, diz Lu Ferreira do blog Chata de Galocha, adepta de um modelo metalizado de tiras finas, bem feminina.

Outra prova do sucesso das sandálias é que seu modelo original que deu origem às inspirações – a alemã Birkenstock – chegou ao Brasil no mês passado, após fazer sucesso nos pés de celebridades em todo o mundo. Por aqui, à venda já em cinco pontos fixos além do e-commerce, os preços variam R$ 249 a R$ 988 dependendo de cada um dos 50 modelos disponíveis – incluem também novas versões florais, metálicas e com cores vibrantes além do clássico do normcore, com uma pegada mais simples.

Ame ou deixe-a

Depois de reinar nas passarelas internacionais de verão 2013 da Céline, Chanel e Prada, por exemplo, não restaria dúvidas de que a Birken daria as caras no verão daqui, mais tarde, complementando nos looks de verão. De acordo com o stylist Daniel Mooney, vale investir em um look de contrastes apenas para ocasiões informais. “Acho que a Birken continua sendo uma opção mais restrita e tem uma pegada bem street, ideal para passeios mais curtos. Vale combinar com looks mais básicos, como camisetas e jeans e investir no calçado de outras cores e solados diferentes, além do de cortiça, para criar um hi-lo”, ensina.

Para os homens, o chinelo casual cai como uma luva e pode ser usado com looks mais descontraídos. “Uma dica de uso é combinar com shorts acima de joelho, mais confortável, com camisa de linho, que dão a impressão de praia no asfalto”, aconselha.

Inspirações para usar a Birken antes de, definitivamente, ter uma para chamar de sua, você confere a seguir.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave