Velha infância

Jayme Matarazzo divide cena com Renato Aragão e Dedé Santana em “Didi e O Segredo dos Anjos”, especial da Globo

iG Minas Gerais | luana borges |

Trabalhos. Além do especial com Didi, Jayme Matarazzo também já se prepara para a próxima novela das seis da Globo
Jorge Rodrigues Jorge/CZN
Trabalhos. Além do especial com Didi, Jayme Matarazzo também já se prepara para a próxima novela das seis da Globo

Alguns trabalhos mexem com a memória afetiva dos atores. Pelo menos, foi o que aconteceu com Jayme Matarazzo durante as gravações do especial “Didi e O Segredo dos Anjos”. Telespectador assíduo de “Os Trapalhões” na infância, ele se sentiu voltando no tempo ao contracenar com Renato Aragão e Dedé Santana. “É como se eu estivesse realizando um sonho de criança. Com certeza, essa experiência me enche de orgulho e aprendizados novos, não só como artista, mas como ser humano”, derrama-se.

Na história do telefilme, Jayme interpreta Miguel, maestro da orquestra infantil Som na Lata. O jovem está sempre envolvido com projetos sociais e é cercado por uma trama mágica. Tudo começa quando ele descobre, através de Didi, personagem icônico de Renato Aragão, que o medalhão que carrega no peito o torna guardião do Portal dos Anjos da Guarda. O portal, que funciona como uma ligação entre a terra e o céu, se abre a cada 100 anos. Mas pessoas do mal pretendem fechar essa ponte. É quando Miguel entra em ação. “Com a ajuda de Didi, Dedé, um sábio e sua namorada Clarinha (Fernanda Vasconcellos), meu personagem embarca na missão de proteger o Portal dos Anjos das maldades de Nicolau (Ernani Moraes)”, explica o ator, que não pensou duas vezes na hora de aceitar o convite para participar do especial. “A oportunidade de trabalhar com Renato é única”, diz.

Para entender o universo de um maestro e compor Miguel, Jayme frequentou aulas de regência. E ainda teve a experiência de liderar crianças que integram um grupo de música de verdade. “Os meninos são bem novinhos e já são excelentes músicos”, surpreende-se. Além disso, o ator precisou se aprofundar em outra característica do papel. Como Miguel protagoniza muitas situações de luta e tem talento para as artes marciais, Jayme resolveu estudar bem essas sequências para que ficassem críveis na tela. “O telefilme tem um lado de aventura e ação muito legal. Tive de entender o tom desse personagem uma vez que, apesar de ser uma aventura, temos um mundo de fantasia por trás e coisas imaginárias acontecendo”, pondera.

Com uma carreira relativamente recente na televisão, Jayme já coleciona protagonistas e papéis de destaque em seu currículo. Casos de produções como “Escrito nas Estrelas”, de 2010, “Cordel Encantado”, de 2011, e “Sangue Bom”, de 2013, entre outras. Mesmo assim, ele não se deixa influenciar por isso. “O tamanho de um papel é irrelevante em comparação ao desafio. Sou movido artisticamente por desafios e, se o projeto me leva a isso, estou dentro”, avisa. Mas, depois de se dedicar às gravações de “Didi e O Segredo dos Anjos”, o ator se prepara para voltar ao ar em mais um personagem importante dentro de uma trama. Em “Sete Vidas”, próxima novela das seis, ele interpretará Pedro, um dos filhos do fotógrafo Miguel, protagonista de Domingos Montagner, que, no passado, doou seu sêmen. O papel de Jayme é um dos frutos de uma inseminação artificial feita com esse sêmen. !Não vou falar da novela ainda porque está muito no início. As gravações acabaram de começar”, despista.

Perfil Nome completo:

Jayme Monjardim Matarazzo Filho

Data de nascimento:

20 de novembro de 1985

Local de nascimento:

Rio de Janeiro (RJ)

Signo: Escorpião

Últimos papéis na TV:

Jayme Monjardim de “Maysa – Quando Fala o Coração” (2009), Daniel Aguillar de “Escrito nas Estrelas” (2010), Príncipe Filipe Henrique Avignon de Toledo de “Cordel Encantado” (2011), Rodinei Maximiliano de Lima de “Cheias de Charme” (2012), Maurício de “Sangue Bom” (2013)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave