Projeto colore pequena Itatiaia

Em distrito de Ouro Branco, iniciativa de associação de moradores enfeita imóveis

iG Minas Gerais | Aline Diniz ENVIADA ESPECIAL |

Em dupla. Artistas se organizaram dois a dois para decorar imóveis simples com pássaros, flores e mosaicos coloridos
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Em dupla. Artistas se organizaram dois a dois para decorar imóveis simples com pássaros, flores e mosaicos coloridos

ITATIAIA. Longe do barulho das grandes cidades e rodeados por montanhas e cachoeiras, os 241 moradores de Itatiaia, distrito de Ouro Branco, na região Central do Estado, levam a vida em outro ritmo. Os meios de transporte usuais são a bicicleta e o cavalo. Moradores nem se lembram do último crime registrado no local, onde todo mundo se chama pelo nome e se ajuda. A paz e a natureza exuberante já seriam motivos suficientes para encantar turistas, mas o povoado tem outro atrativo: uma exposição de arte a céu aberto. Em maio, artistas usaram as fachadas das casas para, após residências para observação no local, espalhar pinturas e esculturas em cores vivas pela cidade.

A convite da associação de moradores do distrito, a galeria Quartoamado, da capital, iniciou o projeto Residência, que torna o povoado com apenas 70 casas ainda mais charmoso. Na primeira etapa, imóveis simples foram pintados por artistas que, em duplas, usaram a espontaneidade para preencher casas simples com belos pássaros, flores e mosaicos. “Estava faltando algo no povoado. As pinturas deram um brilho especial, e a comunidade está mais feliz”, avalia Eduardo José da Silva, presidente da associação. Cerca de 15 casas foram decoradas. Ansiosos, moradores que ainda não tiveram intervenção nos imóveis esperam a continuidade do projeto, em 2015.

Proprietário de um restaurante no povoado, o dentista Marcelo Mateus Costa de Faria, 46, é um dos precursores da iniciativa, tomada depois de ele ter percebido que a arte contemporânea poderia dar identidade à vila. Nascido em Conselheiro Lafaiete, na região Central, ele frequentava a vila havia 20 anos e decidiu morar em Itatiaia há 12 anos. Logo que se mudou para lá desenvolveu ação para estimular a limpeza do distrito. “Em 2002, trocávamos lixo por como caneta, borracha e outros materiais escolares”, conta.

Ele adianta a próxima etapa do projeto. “Um projeto do circuito cultural vai produzir um mapa das obras e placas que expliquem as intervenções, além de um mapa.”

Aprendizado. Na última visita dos artistas à vila, em outubro, crianças, pré-adolescentes e adolescentes puderam extravasar os sentimentos e as emoções pior meio da pintura. Cada participante escolheu um desenho que gostaria de pintar em um muro, que se tornou um painel coletivo. As cenas foram cortadas em estêncil – capaz de copiar as imagens –, e os alunos pintaram com a ajuda de um spray. O estudante Lucas da Silva, 13, escolheu uma caveira para pintar.

“Foi a primeira coisa que apareceu na minha cabeça. Gostaria de fazer outras oficinas, como de escultura”, conta, após mostrar à reportagem, orgulhoso, sua pintura.

Alguns artistas usaram materiais próprios, mas a ação foi incrementada pela Nacional Tintas, de Lafaiete, que fornece parte do material. O spray usado na oficina fez sucesso entre os 20 alunos. Por onde se pergunta na comunidade qual foi a parte mais interessante do processo, a resposta “spray” é unânime.

Fotógrafo e integrante do projeto, Fernando Biagioni revelou que a intenção é ampliar o projeto. “A ideia é fazer oficinas mais longas, para pessoas de outras idades”, disse. Ele acrescentou que o objetivo da proposta estará cumprido se o grupo “conseguir tocar (sensibilizar) uma criança”, diz o morador.

Biagioni documentou as incursões dos artistas em filmagens que estão disponíveis no site quartoamado.com/itatiaia.

Mercado das Pulgas e festival agitam povoado O evento mais esperado pelos moradores de Itatiaia, distrito de Ouro Branco, na região Central de Minas Gerais, é o Mercado das Pulgas, que de dois em dois meses reúne turistas e moradores da cidade em um gramado localizado ao lado da igreja matriz. Além de exposição de arte, artesanato e antiguidade, a programação do Mercado das Pulgas inclui venda de produtos, como mel produzido na região e quitandas, e troca de mercadorias, em que moradores se aproveitam da oportunidade para trocar o que não tem mais utilidade e adquirir o que está precisando. Gastronomia. No terceiro domingo de maio, Itatiaia recebe o Festival de Tira Gosto em Itatiaia. Durante o evento, moradores costumam enfeitar as casas para concorrer à eleição da fachada mais bonita da vila.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave