Novo prédio de tribunal terá bicicletário e 90 varas

Após reforma que custará R$ 90 milhões, antigo edifício da Escola de Engenharia vai abrigar TRT

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Projeto inclui sistema de iluminação que privilegia a luz natural
TRT / Divulgacao
Projeto inclui sistema de iluminação que privilegia a luz natural

Em 2015, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas Gerais pretende começar a reforma do prédio da antiga Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na avenida do Contorno, no centro da capital. A universidade cedeu o espaço ao TRT, e o projeto executivo das obras deve ficar pronto ainda neste mês, com previsão de duração de três anos.

O trabalho de requalificação do espaço e da construção de um edifício-garagem de cinco andares e outro interligando dois prédios da antiga escola está orçado em R$ 90 milhões. A área total construída ou reformada será de 50 mil m². Os prédios serão construídos conforme os atuais padrões de acessibilidade.

As antigas salas de aula serão transformadas em varas do trabalho de Belo Horizonte – atualmente algumas estão alocadas em imóveis alugados pelo TRT. A capacidade de varas também será ampliada, já que o local terá capacidade para abrigar 90 varas. Atualmente, a cidade tem 48.

A proposta está em total sintonia com o projeto da prefeitura para a revitalização do centro da cidade, que está “esquecido e até mesmo abandonado”, segundo o Gilson Luiz Guimarães, engenheiro do TRT.

“A rua Guaicurus (vizinha ao edifício) é um local até meio ermo atualmente, e essa construção vai dar vida àquele ambiente, já que muita gente vai precisar passar ali”, destaca.

Detalhes

Bicicletário. O novo prédio do Tribunal Regional do Trabalho terá um bicicletário. Haverá vestiário para que os funcionários possam trocar de roupa. Ainda não se sabe quantas vagas vão estar disponíveis no local.

Sustentabilidade. Entre os conceitos da construção, estão telhados verdes e sistema de iluminação que privilegia a luz natural.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave