Atacantes na mira da Raposa com histórico bem diferentes

Fred e Marcelo Moreno estão em alta, Damião em baixa; já Joel ainda é uma promessa

iG Minas Gerais | Guilherme Guimarães |

Volta. 
Atacante Fred, do Fluminense, tem identificação com o clube e pode voltar ao Cruzeiro em 2015
ALEXANDRE LOUREIRO/INOVAFOTO/EST
Volta. Atacante Fred, do Fluminense, tem identificação com o clube e pode voltar ao Cruzeiro em 2015

Zagueiro tem que “zagueirar” e atacante tem que atacar. Essas são algumas máximas criadas pelo futebol, e que são levadas muito a sério, principalmente, pelos torcedores das equipes. Se um zagueiro não “chuta uma bola para o mato no jogo de campeonato” e o seu time leva um gol, ou se o atacante “espirra o taco” e não balança as redes na hora de fuzilar o goleiro adversário, críticas acontecerão na certa.

Um jogador monitorado pelo Cruzeiro e que pode vestir a camisa do clube na próxima temporada vive exatamente essa fase. Em baixa no Santos nesse ano, o atacante Leandro Damião passou por momentos conturbados no Brasileirão. O centroavante teve pífia média de gols na edição 2014 do campeonato nacional, somando apenas 0,23 tentos por jogo. Foram só 11 gols em todo o ano. E seus números vêm só caindo.

Em comparação com anos anteriores, o desempenho de Leandro Damião apresenta queda absoluta. Em 2011, o jogador chegou a marcar 35 gols na temporada. Em 2012, o atacante balançou as redes 24 vezes. E no ano passado fez 13 gols.

Damião fez menos gols neste ano que o jovem camaronês Joel, que defendeu o Coritiba no Brasileirão, anotou oito tentos em 20 jogos, e interessa ao Cruzeiro. “Tivemos consultas de alguns clubes por este jogador (Joel). Mas prefiro não falar um número exato. Posso garantir que o Cruzeiro é um deles, e o interesse é grande”, disse o empresário Juan Figer. “Acredito que semana que vem iremos fechar com algum clube. O Cruzeiro segue no páreo, claro,” concluiu o empresário. Uma promessa em ascensão no futebol, Joel está na mira de Flamengo e Grêmio entre brasileiros. Um clube da Alemanha também teria interesse no atleta.

Em Alta. Se há aqueles que não estão na “crista da onda”, mas mesmo assim seguem na lista celeste, tem também os que mostraram futebol de encher os olhos. Caso de Fred e Marcelo Moreno.

Artilheiro do Brasileirão, Fred pode voltar à Toca se aceitar baixar sua pedida salarial. Moreno tenta convencer o Grêmio a liberá-lo por valor mais baixo que os R$ 18 milhões.

Samudio

Destino. O paraguaio Samudio, que defendeu o Cruzeiro, está de malas prontas para o América-MEX. O jogador já é anunciado pela imprensa como novo reforço dos mexicanos para a temporada 2015.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave