Falha em sistema aéreo afeta voos no Reino Unido

Segundo as autoridades, o problema, que não parece ter ligação com ameaças terroristas, já foi corrigido e as operações estão voltando à normalidade

iG Minas Gerais | Folhapress |

Uma falha no sistema de tráfico aéreo britânico afetou dezenas de voos que passavam pelo Reino Unido nesta sexta-feira (12). Houve relatos de atrasos e cancelamentos, principalmente em partidas. Não foram divulgados números precisos de voos e passageiros prejudicados.

Segundo as autoridades, o problema, que não parece ter ligação com ameaças terroristas, já foi corrigido e as operações estão voltando à normalidade.

A falha teria ocorrido no centro de controle Swanwick. Uma fonte ouvida pelo jornal britânico "Guardian", que pediu anonimato, disse que um problema afetou o computador que coordena a ordem das decolagens e dos pousos de aviões.

O centro Swanwick, aberto em 2002, monitora cerca de 520 km² do espaço aéreo do Reino Unido e emprega 1.300 controladores de voo.

"O espaço aéreo britânico não foi fechado, mas foi restrito para podermos administrar a situação. Pedimos desculpas por qualquer atraso", disse a Nats (Serviço de Tráfico Aéreo Nacional britânico). Mais cedo, o órgão de controle de tráfico aéreo europeu, a Eurocontrol, havia dito que o espaço aéreo do país tinha sido fechado.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave