Comércio reage e cresce 1% em outubro

Volume de vendas do comércio cresceu 1,8% na comparação com outubro de 2013; com esse resultado, o setor acumula uma expansão de 2,5% de janeiro a outubro

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

As vendas do comércio varejista esboçaram uma reação e cresceram 1% de setembro para outubro, segundo dados divulgados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira (12). Em setembro, a alta havia sido menor: 0,4%. Já em agosto, a taxa fora positiva em 1,4%.

O volume de vendas do comércio cresceu 1,8% na comparação com outubro de 2013. Com esse resultado, o setor acumula uma expansão de 2,5% de janeiro a outubro.

Nos últimos 12 meses encerrados em outubro, as vendas somam uma alta de 3,1%. Analistas esperam que o comércio varejista feche o ano num patamar próximo a esse, muito abaixo do crescimento de anos anteriores, quando o comércio crescia ao redor ou acima de dois dígitos.

Consumo

O comércio sente os reflexos do esfriamento do consumo das famílias -componente que puxou o PIB do terceiro trimestre para baixo e impediu uma reação maior da economia, que cresceu apenas 1% frente ao segundo trimestre, abaixo das expectativas.

Entre as causas desse cenário estão juros maiores, consumidores mais endividados, crédito em desaceleração e sinais de piora do mercado de trabalho.

Leia tudo sobre: COMÉRCIOBRASILECONOMIAIBGEVENDASCONSUMO