Cúpula da ONU sobre alterações climáticas será encerrada nesta sexta

A 20ª Conferência das Partes sobre Alterações Climáticas, que começou no último dia 1º, visa a preparar novo acordo global que deverá ser assinado na reunião de Paris, marcada para dezembro de 2015

iG Minas Gerais | AGÊNCIA BRASIL |

A cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre alterações climáticas será encerrada nesta sexta-feira (12) em Lima, no Peru.

A 20ª Conferência das Partes (COP-20) sobre Alterações Climáticas, que começou no último dia 1º, visa a preparar novo acordo global que deverá ser assinado na reunião de Paris, marcada para dezembro de 2015 e destinado a substituir o Protocolo de Quioto a partir de 2020.

Participam do encontro, na capital peruana, além de ministros de vários países, representantes da sociedade civil, da indústria e cientistas. A conferência ocorre após a cúpula promovida pela ONU, em setembro, em Nova York, que conseguiu verbas para o fundo climático verde, instrumento que vai apoiar a redução de emissões e a adaptação de países com menos recursos.

A reunião também incluiu o compromisso da China, pela primeira vez, de atingir um pico de emissões antes de 2030, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos assumiram o compromisso de reduzir cerca de 28%, entre 2005 e 2030.

Leia tudo sobre: COP 20REUNIÃOCÚPULAMUDANÇAS CLIMÁTICASMUNDOLIMAPERUSOCIEDADE CIVILINDÚSTRIASECONOMIAMEIO AMBIENTEONU