Empresa americana admite que pagou propina a FAB e ao governo de RR

A Dallas Airmotive, admitiu à Justiça dos Estados Unidos que pagou propina a dois oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e a um funcionário do gabinete do ex-governador de Roraima José de Anchieta Júnior

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Um comunicado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos foi publicado nessa quarta-feira (10), informando que a empresa americana de manutenção de motores de aeronaves, Dallas Airmotive, admitiu à Justiça dos Estados Unidos que pagou propina a dois oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e a um funcionário do gabinete do ex-governador de Roraima José de Anchieta Júnior (PSDB). As informações foram divulgadas pelo jornal norte-americano "The Wall Street Journal".

O país possui uma lei que punirá a empresa a pagar US$ 14 milhões de sanção penal por praticar corrupção no exterior. A Dallas Airmotive confirmou, em nota, o pagamento de suborno e atribuiu as ilegalidades a funcionários que já estão fora da empresa.

De acordo com a Justiça americana, a Dallas detalhou no comunicado que, entre 2008 e 2012, pagou propina aos funcionários da FAB e do gabinete do governo estadual de Roraima, sob administração de José de Anchieta Júnior.

Procurado pela reportagem, José de Anchieta Júnior disse que irá se informar sobre o assunto antes de se pronunciar. A FAB disse que soube do caso pela imprensa e que abriu processo para apurar os fatos.