Alunos contagenses são premiados

Três equipes de estudantes do Instituto Novos Tempos foram classificadas para a final do 2º Prêmio do Conhecimento UNA, e uma delas conquistou o primeiro lugar

iG Minas Gerais |

Exposição. 
Projetos foram apresentados, e alunos foram premiados
Victor Machado
Exposição. Projetos foram apresentados, e alunos foram premiados

No último dia 3, os estudantes do Instituto Novos Tempos (IENT) receberam uma premiação do Centro Universitário UN como resultado do 2º Prêmio do Conhecimento realizado pelo Centro Universitário UNA 2014.

A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no auditório do Campus Aimorés, em Belo Horizonte.

Orientados pelo professor de matemática André Pereira da Silva, com o projeto “Treliça: a força dos triângulos”, os alunos Bruno Pimenta, Deborah Maria, Isabela Cristina, Izabela Cristina Cardoso e Thaís de Paula Silva, foram agraciados. Na ocasião, os estudantes abordaram o tema de como deve ser feita a construção de uma estrutura em base treliçada, como pontes, sustentação de telhados e outros afins. No decorrer da exposição, demonstravam ao público em prática utilizando um modelo de ponte construído por eles com palitos de picolé e pesos para demonstrar a força da estrutura.

De acordo com o professor, o objetivo do projeto é “apresentar a percepção e inserção da matemática e da física nas estruturas treliçadas. Onde os alunos montam pontes de palitos de picolé utilizando a geometria plana dos triângulos e polígonos regulares. Um forma prática e tátil dos alunos se interessarem pelo tema, sem precisar aprofundar em cálculos”.

André ressalta ainda a importância do reconhecimento. “Foi muito importante a conquista dessa premiação, pois é um trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido desde 2012 na escola. E agora os alunos conseguiram o primeiro lugar, o que demonstra o reconhecimento do projeto, dedicação do alunos e a aposta da escola na proposta”.

Para a aluna Isabela Cristina Carneiro, foi uma experiência diferente, interessante a muito legal. “Vencer o prêmio foi melhor ainda, até porque acreditávamos que tínhamos chance, mas, na verdade, nunca temos certeza. O importante é que todo o grupo se dedicou bastante para fazer uma boa apresentação. Estou muito feliz”.

Além da equipe vencedora, dois grupos participaram, sendo eles: Novos Inventores-PAC e Evolução da Tecnologia no Futebol: a evolução das bolas na Copa do Mundo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave