Como a internet enxerga Belo Horizonte

Uma simples busca na internet pode revelar muito sobre um lugar; no aniversário de Belo Horizonte, testamos uma ferramenta de busca para ver o que a pesquisa sugere

iG Minas Gerais | FELIPE BUENO |

Ontem. 
Foto do ano de 1956 mostra o início da verticalização de Belo Horizonte
Marcus Desimoni/Portal da Copa
Ontem. Foto do ano de 1956 mostra o início da verticalização de Belo Horizonte

Mais da metade de população brasileira está, hoje, conectada à internet. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizada entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014, e divulgada em junho deste ano, 51% da população é usuária de internet.

Cada vez mais, pessoas estão conectadas à rede. Com isso, mais conteúdos e informações são gerados a todo tempo. A internet é uma ferramenta útil para encurtar distâncias. Faz as pessoas pensarem que o outro extremo do hemisfério ou meridiano não está tão longe assim. Basta usar a caixa de busca para uma aproximação.

Um simples busca, por um termo, na internet, pode sugerir uma porção de links. Pensando nisso, o portal O Tempo decidiu usar a ferramenta para descobrir o que uma simples pesquisa sobre Belo Horizonte, no Google, pode recomendar. O buscador mais usado tem uma sistema que auto-completa a pesquisa. Assim, é possível descobrir o que mais o usuários procuram sobre o tema. Enfim, vamos ver como é que os usuários da internet no Brasil veem Belo Horizonte.

Veja o que a pesquisa sobre a cidade de Belo Horizonte, em um site de busca, sugere!

Clima bom! Geografia não é forte de todos. Há quem acredite que Belo Horizonte, situada na região central de Belo Horizonte, fique no triângulo mineiro. Belo Horizonte faz... frio? É o que alguns internautas buscam. O clima da cidade é ótimo. Claro, há alguns picos de frio e calor durante o ano, mas a temperatura média não varia muito.  O clima é elogiado por muitos turistas.

 

Praia em BH, apenas em miragem e sonho. Para reforçar que a geografia não é lá a disciplina favorita de muitos, uma pesquisa sobre Belo Horizonte, no Google, sugere que a cidade tem praia. Não, para a tristeza dos belo-horizontinos. Mas tem bares, tem a praia da estação, um evento cultural, que todo ano enche a praça da Estaça de gente bonita em trajes de banho. A festa é regada à água de uma caminhão pipa. O povo daqui é criativo e feliz.

 

BH, cidade jardim. Belo Horizonte é... uma cidade planejada. Sim, uma das primeiras cidades planejadas o país. O seu projeto foi elaborado para transferir a capital de Minas Gerais de Ouro Preto para as terras que margeiam a Serra do Curral. Belo Horizonte é… uma cidade cara. Belo Horizonte é… uma cidade boa para morar. Sim e sim. Belo Horizonte tem um dos aluguéis mais caros do país, mas há aqui uma boa oferta de empregos, espaços culturais, parques e praças encantadores, tem um clima agradável, ruas repletas de canteiros de plantas e árvores (é uma beleza quando os Ipês rosa, branco, roxo e amarelo começam a florir) e um povo acolhedor. BH é uma cidade boa para se morar.

 

BH é o Texas. A comparação de Belo Horizonte com o estado norte-americano surgiu da música "Minas Gerais é o Texas do Brasil, do MC Papo, mais conhecido como Alexandre Materna. Quem conhece Minas Gerais, sabe que sua capital representa a abarca toda a sua diversidade. Há aqui gente de vários lugares, de cada canto desse estado de proporção de um país europeu. A comparação do Texas e Minas, segundo Materna, é por os dois estados ser sertanejos.

 

BH é um ovo. Por muito tempo, Belo Horizonte foi a terceira cidade com maior população do país. No último censo, de 2010, a cidade caiu para a sexta posição. Contudo, a região metropolitana de Belo Horizonte continua sendo a terceira com maior número de habitantes, com cerca de 5,4 milhões de pessoas. É muita gente, de fato! Mas o jeitinho interiorano e simples do belo-horizontino faz parecer que a cidade é, mesmo, um ovo, pequena.

BH é eleita a melhor capital do Brasil. A cidade, como já dito, é um bom lugar para se viver, por apresentar ótimos indicadores, como de renda, oferta de trabalho, mercado aquecido, por ter uma boa indústrias, ótimas universidades, espaços culturais e de lazer, áreas verdes e um bom Índice de Desenvolvimento Humano. É natural que a cidade apareça, vez ou outra, em rankings que a coloquem em situação privilegiada. A cidade já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina, figurando entre as 45 melhores cidades do mundo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave