Poesia de banheiro

Declarações de amor, frases de reflexão, pornografias, recados e conversas compõem as paredes dos banheiros de bares e centros culturais de Belo Horizonte

iG Minas Gerais | Natália Oliveira |

REVISTA BH MG: FRASES DE BANHEIRO EM BARES. VAMOS MOSTRAR ALGUMAS FRASES, POESIAS , DESENHOS E PICHACOES NOS BANHEIROS MASCULINO E FEMININO. BAR ARCANGELO.

FOTOS: DENILTON DIAS / O TEMPO / 11.11.2014
DENILTON DIAS / O TEMPO
REVISTA BH MG: FRASES DE BANHEIRO EM BARES. VAMOS MOSTRAR ALGUMAS FRASES, POESIAS , DESENHOS E PICHACOES NOS BANHEIROS MASCULINO E FEMININO. BAR ARCANGELO. FOTOS: DENILTON DIAS / O TEMPO / 11.11.2014

“Ele sentia as calças ficarem justas toda vez que me via”. Escrita de canetinha preta na pedra branca, a frase pode arrancar sorriso ou espanto. Quem a lê talvez nem imagine que tal libertinagem foi escrita em um dos espaços culturais mais conceituados da cidade e frequentado por pessoas de várias idades, o Palácio das Artes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. De autoria desconhecida, a frase integra as paredes do banheiro feminino do espaço. São neles que as pessoas encontram privacidade e liberdade e ganham coragem para expressar o que pensam.

Declarações de amor, conotações sexuais, poesias, frases reflexivas, recados, letras de músicas ou desenhos. Seja em bares, em lanchonetes, em espaços culturais ou nos cinemas, os banheiros estão repletos de escritas. Femininos ou masculinos, há sempre uma frase deixada para trás. O hábito se tornou tão frequente em alguns lugares que seus proprietário resolveram até mesmo incentivar os clientes a se expressarem.

No bar Arcângelo Café, no 2º andar do edifício Maletta, também na região Centro-Sul da capital, o que é escrito permanece nas paredes. Em 2010, quando o espaço foi aberto, ficava até mesmo uma caneta no banheiro para permitir aos clientes que deixassem recados pelas paredes. Os objetos, no entanto, foram retirados quando alguns clientes começaram a levá-los para casa. “Em outros países do mundo é muito comum as pessoas deixarem suas marcas nos estabelecimentos. Algumas frases ficam por anos nos lugares. Espero que isso aconteça aqui também”, almeja Santiago Calonga, 34, dono do espaço.

Segundo ele, alguns artistas de Minas e de outros lugares do Brasil já deixaram suas marcas nas paredes do bar. O carinho de Calonga com os escritos é tanto que ele conta que até sente pena quando precisa limpar as frases - a vigilância sanitária não permite que os escritos permaneçam nos azulejos dos sanitários; somente o que é deixado na parte de cima das paredes pode ser mantido. “Frenquentemente temos que remover as frases e por causa disso perdemos um pouco da poesia. O que é uma pena, mas temos que cumprir as exigências legais”, lamenta.

Algumas das frases do banheiro do bar escondem até mesmo histórias de amor. É o caso do design de produtos Joca Corsino, 30, que escreveu para a namorada “Joca te ama” na porta do banheiro do Arcângelo há cerca de três anos. “O banheiro no café era de uso unissex e já estavam lá alguns recados, além de assinaturas, desenhos e pensamentos. Quando vi a porta resolvi deixar ali uma mensagem. A principio a minha namorada ficou chateada pois não deixava bem claro quem eu amava. Aí completei a frase com o nome dela e ficou tudo lindo”, conta o design.

No ano passado, depois de uma reforma, a porta do banheiro foi trocada e a frase se perdeu. Joca, porém, reescreveu na nova, no mesmo lugar. “Como continuamos juntos e a mensagem continua valendo, nada mais certo que escrever de novo e ainda digo mais: se trocarem a porta, escrevo de novo”, brinca Corsino. Será mesmo preciso reescrever já que a faxineira do estabelecimento limpou a porta e apagou a frase novamente. O amor do casal ainda permanece e recentemente eles tiveram uma filha.

A história de Corsino é um caso raro em que se sabe o autor da frase. Poucas são assinadas e a maioria são de autores desconhecidos que passaram por ali. É o caso dos escritos deixados no bar Saideira, também no Maletta. No espaço as frases estão principalmente nos sanitários masculinos. “Eu acho bem interessante que os clientes se expressem no banheiro e sempre aparecem algumas bastante inusitadas. Nós não vemos nenhum problema nas pessoas se expressarem dessa maneira”, afirma João Paulo Matos, 30, dono do estabelecimento.

Na capital mineira além dos bares, as frases também são deixadas em outros espaços culturais como nos banheiros do cinema de rua Belas Artes, na rua Gonçalves Dias e também na pizzaria Pizza Sur, na mesma rua, ambas na região Centro-Sul da cidade. No baixo centro, o Espaço Cultural 104 também tem uma série de frases nos sanitários.

Páginas divulgam escritos

As frases nos banheiros não são exclusividades dos mineiros. Por todo o país, os escritos já fazem parte dos azulejos e paredes dos sanitários. Para reunir essa arte urbana, diversas páginas foram criadas na internet. Uma delas é a Frases de Banheiro, de São Paulo que foi criada, neste ano, pelos estudantes universitários Alex Miller, 20 e Otávio Gonçalves, 20. Eles deram o ponta pé inicial depois que Miller mandou uma foto para Gonçalves e eles perceberam que sempre viam frases interessantes nos banheiros.

A maioria das fotos são os dois que tiram, no entanto, eles já recebem algumas imagens de colaboradores. “Nós nunca tivemos a intenção de fazer algo realmente sério, de criar uma página com milhões de curtidas e comentários. A criação foi apenas por diversão e, inicialmente, para divulgarmos apenas em nosso circulo social, entre nossos amigos e conhecidos. Porém, depois de um tempo, algumas pessoas de outras cidades e que nós nem conhecíamos começaram a aparecer”, conta Miller.

Os escritos já viraram até motivo de estudos em universidades. Um exemplo é a página baiana Grafitos de Banheiro criada no ano passado pelas professoras Aline Alves Matias, 26 e Luana Santos Alves, 25, como continuação de projetos de pesquisa das duas na faculdade. “Desde o início a nossa proposta foi a de divulgar ao público informações sobre os grafitos de banheiro. Optamos por realizar, principalmente, a divulgação da página em grupos de universidades federais do Brasil. Essa foi uma forma de estabelecer diálogo com possíveis pesquisadores dos grafitos e com pessoas de modo geral”, conta Aline.

Atualmente elas recebem imagens de leitores de São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia. “Notamos que, geralmente, as pessoas que nos enviam fotos são estudantes universitários. As contribuições dos colaboradores é algo que tem sido bastante valorizado durante a pesquisa e as estratégias utilizadas objetivando tal colaboração surtiram efeitos positivos. Já tivemos a participação efetiva de 13 pessoas”, conta.

Por toda parte

Apesar de serem muito comuns nos banheiros, as frases não são exclusividade desses ambientes. Se eles são apenas o lugar onde as pessoas se sentem mais livres para escrever, no entanto, os escritos estão por toda parte. Desde sempre, as pessoas tiveram a necessidade de deixar suas marcas nas paredes. Um ótimo exemplo são as pinturas rupestres. Em alguns lugares do mundo os escritos como lembrança são bastante comuns.

Em Havana, em Cuba, o bar La Bodeguita Del Médio permite e incentiva os clientes a escreverem em suas paredes de madeira. O local é bastante visitado por turistas e as frases se tornaram um atrativo. Em Paris, na França, é um muro com várias frases de “Eu te amo” que chama a atenção dos turistas - a cidade também é conhecida pelos cadeados do amor, deixados em suas pontes. No entanto, essa intervenção não é mais permitida pela administração da cidade, já que estava sendo prejudicial às estruturas dos equipamentos.  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave