Pesquisa mostra que Francisco tem uma boa imagem no mundo

Pontífice alertou ao mundo que o tempo para ‘salvar o planeta está se esgotando’

iG Minas Gerais |

Pop. 
Na Polônia, o papa Francisco tem 92% de avaliação positiva
Andrew Medichini
Pop. Na Polônia, o papa Francisco tem 92% de avaliação positiva

Washington, EUA. O papa Francisco goza de uma imagem positiva em quase qualquer lugar do mundo, particularmente na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, indicou nesta quinta um estudo de um instituto de pesquisa norte-americano.

O papa obteve cerca de 60% de opiniões favoráveis contra 11% desfavoráveis nos 43 países onde a pesquisa foi realizada, segundo o Pew Research Center de Washington.

O sumo pontífice é particularmente apreciado na Europa, que ocupa o primeiro lugar com 84% de opiniões positivas; seguida por Estados Unidos, país que visitará no ano que vem, onde soma 78%. Francisco, nascido na Argentina, tem ainda 72% de aprovação na América Latina.

Na África a imagem dele é mais indiferente. Francisco obteve 44% de resultados favoráveis, contra 40% que não emitiram opinião. Já na Ásia as porcentagens foram de 41% positivos e 45% sem opinião sobre o sumo pontífice.

Sua popularidade logicamente cresce nos países católicos. Na Polônia ele tem 92% de imagem positiva, 91% na Argentina e 88% na Itália e na Espanha.

Alerta. Nesta quinta, Francisco advertiu a comunidade mundial reunida no Peru para a conferência da ONU sobre o clima que “o tempo está se esgotando” para salvar o planeta.

“As consequências das mudanças ambientais, que já se sentem de forma dramática em muitos países, sobretudo os insulares do Pacífico, nos lembram a gravidade da negligência e da inação. O tempo para encontrar soluções globais está se esgotando”, escreveu o papa em mensagem enviada ao ministro peruano do Ambiente, Manuel Pulgar Vidal.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave