História do município é retratada em miniaturas

O betinense Waldir Zambaldi é quem recria alguns pontos turísticos de Betim

iG Minas Gerais | Da Redação |

Aposentado tem como hobby fazer miniaturas
João Lêus
Aposentado tem como hobby fazer miniaturas

O betinense e aposentado Waldir Zambaldi, de 76 anos, mora em uma casa que mais parece um museu. Acessórios dos mais variados países e objetos centenários, além de diversos livros e muitas informações, compõem um cenário que guarda, além de tudo, muitas histórias para serem ouvidas.

Em meio a isso tudo, algumas esculturas chamam a atenção: são as miniaturas de igrejas, escolas e casas antigas de Betim, além de outros pontos importantes da cidade. Casa da Cultura, o antigo Grupo Afonso Pena e a estação ferroviária, além de casebres antigos, são alguns dos objetos retratados. Tudo minuciosamente recriado pelas mãos do morador, que já vivenciou muitas histórias na cidade.

Uma das miniaturas, porém, é o xodó de Zambaldi: a da matriz da Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde o aposentado foi batizado e se casou, há 42 anos, com a sua esposa. A escultura, rica em detalhes tão pequenos e que fazem qualquer um viajar na imaginação, traz em seu interior a figura do padre Osório Braga no altar e imagens santas, que foram ricamente recriadas pelo artista. “É a minha peça favorita, pois mostra um dos lugares mais bonitos que existiu aqui. Destruíram a antiga capela, e isso foi uma pena”, conta.

Além dela, outras miniaturas também são motivo de orgulho para ele, tendo algumas demorado até seis meses para serem fabricadas. Todo o trabalho é produzido em um ateliê que fica no fundo da casa onde Zambaldi mora. O hobby do aposentado é vinculado à paixão pelos antigos, pelas coisas passadas. Mas ele ressalta: nada é comercializado. “Faço por amor, por paixão à arte. Não quero ganhar dinheiro com isso”, lembra.

Apenas algumas pessoas têm o privilégio de receber de presente as obras de arte feitas por ele. “Só os mais íntimos, como os amigos verdadeiros e alguns familiares”, finalizou. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave