Dólar fecha a R$2,65 e atinge maior valor em nove anos

Moeda americana subiu 1,49% influenciada pela divulgação da ata do Copom e indicadores econômicos positivos dos EUA; valor foi alcançado pela última vez em abril de 2005

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Cotação do dólar comercial atingiu a maior marca desde abril de 2005, fechando a R$2,65. Indicadores econômicos dos EUA, divulgados na manhã desta quinta-feira (11), e os preços do petróleo foram alguns dos elementos que influenciaram na valorização da moeda. As informações foram divulgadas pelo Estado de S. Paulo.

Outro fator  para o aumento de 1,49% foi a divulgação da ata do Copom, nesta quinta-feira (11), em que o Banco Central posicionou-se sobre as expectativas para a inflação de 2015.

Na última semana, o BC elevou a taxa Selic -juros básicos da economia- para 11,75% ao ano. A taxa é o principal instrumento de controle da inflação, porque o aumento dos juros básicos encarece o crédito e desestimula o consumo. A redução da demanda impede reajustes de bens e de serviços e, em tese, pode até provocar a redução de preços.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave