Trio marca e Barça supera PSG; Manchester City elimina Roma

Última rodada de grupos definiu os oito times restantes das oitavas; Sporting perdeu a vaga na próxima fase para o Porto

iG Minas Gerais | BRUNO TRINDADE |

A aproximação da fase de mata-mata da Liga dos Campeões da Europa tem trazido grandes emoções para o torneio, com clássicos e surpresas. Enquanto o Barcelona venceu o Paris Saint-Germain em casa, ultrapassou o adversário e alcançou a primeira posição, o Manchester City derrotou a Roma longe de seus domínios, saiu da última posição do grupo e eliminou os italianos da competição. O Sporting também perdeu a vaga na última rodada para o Schalke 04, que segue na disputa.

Na Espanha, pelo grupo E, Barça e PSG fizeram um dos jogos mais aguardados da fase de grupos. Com o trio Messi, Neymar e Suaréz inspirados, marcando um gol cada, os catalães venceram os franceses de virada. Ibrahimovic descontou para os visitantes. O resultado garante os espanhóis na primeira posição com 15 pontos, e deixam o clube de Paris em segundo, com 13.  Pelo mesmo grupo, os já eliminados Ajax e Apoel cumpriram tabela, com os holandeses goleando, em casa, por 4 a 0.

No grupo E, três clubes ainda brigavam pela segunda vaga, uma vez que o Bayern de Munique já estava classificado. A situação mais tranquila parecia ser da Roma, que atuava em seus domínios e precisava apenas de um empate para seguir na disputa. Porém, os italianos perderam para o Manchester City por 2 a 0, com gols Zabaleta  e Nasri, e foram eliminados. Os ingleses estavam na última posição, subiram para segunda e estão nas oitavas. Quem também tinha chance de seguir era o CSKA mas, fora de casa, eles não foram páreos para o líder alemão e foram goleados por 3 a 0.

Pelo grupo G, o Chelsea, já classificado, não teve dificuldades para bater o Sporting, em casa, por 3 a 1. Os portugueses iniciaram a rodada em segundo. Porém, o Schalke 04 derrotou o já eliminado Maribor, longe de seus domínios, por 1 a 0, com o tento anotado por Meyer, ficou um ponto à frente dos lusitanos e segue na disputa.

No grupo H, as posições já estavam definidas e os times apenas cumpriram tabela. O líder Porto terminou com 14 pontos após empatar por 1 a 1, em Portugal, com o vice-líder Shakhtar Donetsk, que foi a 9. O Atlético de Bilbao encerrou sua participação na disputa vencendo o BATE Borisov, por 2 a 0, e terminou com sete pontos, na terceira colocação.