Associação de Energia Nuclear critica MEC por questão com erro no Enem

Associação Brasileira de Energia Nuclear passou a receber reclamações de associados logo após a realização do exame por questão “preconceituosa e tendenciosa” que falava sobre o processo de geração de energia nuclear

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Pouco tempo após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem), aplicada nos dias 8 e 9 de novembro, a Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) começou a receber reclamações de associados sobre a avaliação que é utilizada para o ingresso nas universidades brasileiras. Diversos profissionais da área começaram a ouvir de seus próprios filhos que se sentiram ofendidos com uma das 180 questões do exame. As informações são do portal "Petronotícias".

A questão afirmava que as usinas nucleares causam poluição térmica em lagos, rios e mares. A diretora e coordenadora da área de sustentabilidade e planejamento estratégico da Eletronuclear, Aben Ruth Soares, enviou uma nota de repúdio ao MEC e ao Inep, responsáveis pela prova, explicando o processo de geração de energia nuclear e reclamando que a questão é “preconceituosa e tendenciosa”.

Ruth usou como exemplo as usinas brasileiras de Angra, no Rio de Janeiro, e explicou que a Eletronuclear possui um laboratório de monitoramento contínuo das águas do entorno das usinas, ressaltando que a temperatura nunca atingiu índices acima do permitido pelo Inea. “Se isso ocorresse, as usinas seriam imediatamente desligadas”, diz, enfatizando que o erro levou uma informação equivocada a milhões de jovens, causando “prejuízo irreparável” à imagem da energia nuclear no País.

A diretora da Eletronuclear acredita que o caso é fruto de um preconceito arraigado em relação à fonte nuclear e diz que a Aben sempre se colocou à disposição para fornecer qualquer informação técnica aos interessados no assunto, reiterando que ainda espera um posicionamento do MEC e do Inep sobre a questão.  

Leia tudo sobre: Energia NuclearenemprovaexamequestãoAbenBrasilPreconceitoMECInep