Freios ABS ou CBS serão obrigatórios em motos até 2019

Para os modelos de baixa cilindrada, como a Honda CG 150 ou a Yamaha Fazer 250, as fabricantes poderão optar pelo sistema CBS ou ABS

iG Minas Gerais |

Modelo terá que ter freio ABS
Kawasaki/divulgação
Modelo terá que ter freio ABS

São Paulo. A partir de 2015, todas as motos comercializadas no Brasil deverão sair de fábrica com novos sistemas de frenagem, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A regra, publicada nesta terça no “Diário Oficial da União”, visa dar mais seguranças aos motociclistas e reduzir o número de mortes causadas por acidentes.

Pela nova medida, motocicletas de com mais de 300 cilindradas – ou com potência igual ou superior a 22 kW, no caso das elétricas –, como a Honda CB 300 ou até a Kawasaki Ninja 650, deverão ser equipadas, obrigatoriamente, com freios do sistema ABS.

Para os modelos de baixa cilindrada, como a Honda CG 150 ou a Yamaha Fazer 250, as fabricantes poderão optar pelo sistema CBS ou ABS. Estão dispensados do cumprimento da nova regra os modelos militares, as motocicletas de fabricação artesanal, as elétricas com potência de até 4Kw (que não ultrapassem a velocidade de 50 Km/h) e os modelos de uso exclusivo fora de estrada. A mudança é progressiva. Até 2019, todos os modelos já deverão estar adequados às novas regras.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave