Industrializados são os vilões

Ela alerta que o consumo de alimentos industrializados no país aumentou 300% nas últimas duas décadas

iG Minas Gerais | Bernardo Almeida / Camila bastos |

O Guia Alimentar para a População Brasileira alerta para o risco do consumo de alimentos processados, como salgadinhos, sorvetes e biscoitos, que não são balanceados nutricionalmente e são muito calóricos. Segundo o texto, a forma de produção e distribuição dos produtos causa alto impacto socioambiental.  

“Incentivamos o resgate da alimentação que tínhamos há algumas décadas – o arroz, o feijão, a carne e a salada, em detrimento dos produtos prontos para consumo”, explica Luana Caroline dos Santos, professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais, que ajudou a elaborar o manual.

Ela alerta que o consumo de alimentos industrializados no país aumentou 300% nas últimas duas décadas. O brasileiro hoje consome quatro vezes mais refrigerantes que no começo da década de 90.

Coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime destaca que o consumo de alimentos processados está diretamente relacionado a várias doenças. “Eles têm muito açúcar, sal e gorduras. Quanto mais industrializado o produto, maior o prejuízo para a saúde de quem o consome”, resume. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave