Câmara confirma nome de presidentre da CPI da Petrobras para o TCU

O nome do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi aprovado na semana passada pelo Senado

iG Minas Gerais | Da Redação |

Seguindo orientação do Palácio do Planalto, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) a indicação do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). A matéria segue para promulgação pelo Congresso Nacional. O peemedebista recebeu o apoio de 313 deputados, além de oito votos contrários e oito abstenções.

A indicação de Vital foi aprovada na semana passada pelo Senado. Aliado da presidente Dilma Rousseff e presidente das duas CPIs que investigam a Petrobras no Congresso --a mista e a só de senadores--, Vital, se confirmado no cargo, vai herdar no tribunal a relatoria dos processos que investigam a estatal --entre eles o que avalia prejuízos na compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. O relator anterior era José Jorge, que se aposentou do TCU ao completar 70 anos.

O Planalto defendia a indicação de um aliado, temendo o impacto nas investigações do esquema de corrupção na estatal. Inicialmente, a presidente Dilma Rousseff trabalhou pelo nome da ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos) para o posto, mas a petista enfrentou forte resistência no Congresso.

O TCU é composto por nove ministros, sendo 3 indicados pela Câmara, 3 pelo Senado e 3 pelo presidente da República. A vaga de Vital é do Senado.

O peemedebista é presidente da Comissão de Constituição do Senado. Já foi deputado federal e estadual, e vereador.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave