Setop diz que trânsito no viaduto Domingos Costa pode ser liberado

Defesa Civil de Contagem e TransCon serão comunicadas pela Setop sobre a permissão para liberar o trânsito com segurança; viaduto está interditado desde o dia 6

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

CIDADES - BELO HORIZONTE MG - BRASIL - 8.12.2014 - Viaduto entre Av Tito Fugencio e David Sarnoff em Belo Horizonte MG.
Foto: Douglas Magno / O Tempo
douglas magno
CIDADES - BELO HORIZONTE MG - BRASIL - 8.12.2014 - Viaduto entre Av Tito Fugencio e David Sarnoff em Belo Horizonte MG. Foto: Douglas Magno / O Tempo

Técnicos do Departamento de Obras Públicas (DEOP) da Unidade de Gerenciamento do Arrudas fizeram vistoria e inspeção visual em toda a estrutura do viaduto Domingos Costa, em Contagem, na região metropolitana, na manhã desta terça-feira (9). Após avaliação, foi constatado que não há risco de rompimento das estruturas de concreto e que o trânsito no local pode ser liberado.

O viaduto foi interditado pela Defesa Civil do município no último sábado (6), depois que o órgão constatou que nove vigotas que ajudam na sustentação da estrutura estão trincadas ou quebradas.

"Durante os trabalhos, foi constatada uma trinca, seguida de rompimento em nove placas pré-lajes, mas não há nenhum outro problema no restante do viaduto, ou nas outras 4.801 pré-lajes instaladas", informou a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) em nota.

De acordo com o órgão, as pré-lajes - ou vigotas - são placas pré-moldadas de concreto, que servem como fôrma durante a execução da laje superior (tabuleiro) que é moldada no local, e têm, também, função estética.

No comunicado, a Setop informou que está providenciando a proteção das nove pré-lajes que se romperam e que a empresa responsável pela obra será convocada para analisar as causas das trincas. Ainda de acordo com o órgão, a correção de qualquer tipo de defeito construtivo também deverá ser feita pela empresa.

Sobre a interdição do trânsito, a secretaria informou que não há qualquer tipo de risco de queda de partículas com placas, o que permite a liberação do tráfego sobre o viaduto com segurança. A Defesa Civil de Contagem e a TransCon serão comunicadas dessas condições.

“Após a manutenção vamos fazer uma nova avaliação. (O viaduto) Estando seguro, a gente libera”, disse Eduardo Moreira, coordenador da Defesa Civil de Contagem, em relação ao trânsito no elevado.

A TransCon, empresa que gerencia o tráfego em Contagem, informou que está monitorando o trânsito no local. De acordo com o órgão, o viaduto está fechado apenas no sentido Praça dos Trabalhadores (Contagem)/Vila São Paulo (BH).

Opções de desvio

Segundo a TransCon, quem segue pela marginal do viaduto à esquerda, no semáforo tem a opção de passar, também à esquerda, pela avenida General David Sarnoff, após dois quarteirões, à direita, na avenida Cardeal Eugênio Pacelli ou avenida Amazonas. Há ainda a opção de passar, à direita na praça Louis Ench, e esquerda na avenida Tereza Cristina.

À direita, é possível passar pela avenida Tito Fulgêncio até o semáforo da rua Dom João Santos, e esquerda para avenida Tereza Cristina.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave