Após tumulto no CEIP Dom Bosco, 26 internos são transferidos

Segundo a Seds, 16 adolescentes que participaram mais ativamente da confusão foram levados para prestar esclarecimentos na CIA-BH; unidade funciona normalmente nesta terça

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

CIDADES - BELO HORIZONTE - MG - 8.12.2014 - Rebeliao no Centro de Recuperacao Dom Bosco em Belo Horizonte MG
Foto: Douglas Magno / O Tempo
Douglas Magno / O Tempo
CIDADES - BELO HORIZONTE - MG - 8.12.2014 - Rebeliao no Centro de Recuperacao Dom Bosco em Belo Horizonte MG Foto: Douglas Magno / O Tempo

Após o tumulto que ocorreu nessa segunda-feira (8), no Centro de Internação Provisória (CEIP) Dom Bosco, no bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, 26 internos foram transferidos da unidade para centros socioeducativos da região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), 16 jovens que participaram mais ativamente da confusão foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH), para serem ouvidos pelo Poder Judiciário.

Ainda segundo a secretaria, nesta terça-feira (9), o CEIP segue sua rotina normal e está com todos os internos dentro dos alojamentos.

O tumulto

Na noite dessa segunda-feira, alguns internos protagonizaram um tumulto no Centro de Internação Provisória (CEIP) Dom Bosco, no bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, colocando fogo em colchões e ameaçando funcionários. A situação foi controlada pela Polícia Militar e por agentes da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) por volta das 21h30.

A Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (SUASE) acredita que o fato está ligado a uma tentativa de fuga frustrada nesta tarde. Por volta das 16h desta segunda-feira, agentes socioeducativos contiveram dois adolescentes que tentaram fugir do Centro de Internação.

Um dos jovens envolvidos saiu do alojamento para ir à enfermaria, dentro da unidade, depois de queixar-se de um mal estar. No trajeto de volta, conseguiu fugir da escolta e correu em direção à saída. O outro adolescente, que fazia serviço de limpeza fora do alojamento, aproveitou o momento para também tentar a fuga.

Ambos foram contidos no pátio de banho de sol por agentes e foram levados de volta aos alojamentos imediatamente.

Leia tudo sobre: tumultocentro de internaçãodom boscoadolescentesseds