Novo acordo climático vai prever reparação por danos

Conferência da ONU ocorre no Peru e entra na reta final nesta semana

iG Minas Gerais | Da redação |

Mensagem. Greenpeace escreveu “Hora de mudar: o futuro é renovável” próximo a uma imagem de Nazca, no Peru
Rodrigo Abd
Mensagem. Greenpeace escreveu “Hora de mudar: o futuro é renovável” próximo a uma imagem de Nazca, no Peru

A primeira versão do rascunho para um acordo global que tem como objetivo a redução das emissões de gases-estufa e conter os efeitos da mudança climática em todo o mundo foi divulgada ontem pelos negociadores da Conferência Climática das Nações Unidas (COP 20).

O texto, de 33 páginas, foi elaborado pelos copresidentes da COP a partir das sugestões de representantes de mais de 190 países. Eles negociam em Lima, no Peru, desde a última segunda-feira. De acordo com o documento, o texto base do “protocolo, instrumento legal ou resultado acordado com força legal” terá que ficar pronto até maio de 2015 e deverá incluir disposições sobre corte de emissões de gases, adaptação à mudança do clima, reparação por perdas e danos causados por desastres naturais, finanças, desenvolvimento e transferência de tecnologia, capacitação e transparência de ação e apoio.

O novo tratado, que deverá ser obrigatório, mas não punitivo, tem que ser assinado em 2015, na COP 21, em Paris, e entrar em vigor em 2020.

Avanço. Segundo Jan Kowalzig, da organização Oxfam, “o novo texto reflete que os países passaram a primeira semana (da conferência) reafirmando suas antigas posições, deixando sem resolução a maioria dos debates fundamentais”, explica. Apesar disso, as negociações deste ano podem ter avanços significativos, principalmente depois que grandes potências indicaram que terão um autocontrole no lançamento de poluentes.

Meta

Gases estufa. Segundo um painel internacional de cientistas ligado à ONU, o IPCC, é preciso diminuir entre 40% e 70% do total de gases lançados até 2050 e zerar essa taxa até 2100 para conter o aquecimento global.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave