Crítica laureia “Boyhood”

Longa-metragem foi o grande vencedor da premiação da associação de críticos de Los Angeles, com quatro prêmios

iG Minas Gerais |

Obra de Richard Linklater acompanha 12 anos da vida do protagonista
Universal / Divulgação
Obra de Richard Linklater acompanha 12 anos da vida do protagonista

SÃO PAULO. “Boyhood”, o filme de Richard Linklater que levou 12 anos para ser feito, foi o grande vencedor de mais uma premiação concedida por críticos do cinema, recebendo quatro prêmios da associação de críticos de Los Angeles no último domingo. 

Além de ser escolhido o melhor filme do ano, o longa sobre o processo de amadurecimento de um menino garantiu o troféu de melhor diretor para Linklater, melhor atriz para Patrícia Arquette e melhor edição para Sandra Adair.

Favorito desde sua estreia no festival Sundance em janeiro, a produção independente foi também a grande vencedora dos prêmios concedidos pelo círculo de críticos de Nova York na semana passada. A condecoração Gotham, destinada a filmes independentes, também premiou Arquette por sua interpretação, mas como atriz coadjuvante.

“O Grande Hotel Budapeste”, último trabalho de Wes Anderson, levou o prêmio de melhor roteiro e produção. O polonês “Ida”, de Pawel Pawlikowski, foi escolhido melhor filme estrangeiro e a atriz Agata Kulesza, que interpreta a tia da protagonista na trama, foi eleita melhor atriz coadjuvante.

O prêmio de melhor ator ficou com Tom Hardy por sua interpretação em “Locke” e o de melhor ator coadjuvante foi para J.K. Simmons, por “Whiplash: Em Busca da Perfeição”. “Citizenfour”, sobre o ex-analista da agência de espionagem norte-americana (NSA), Edward Snowden, foi escolhido o melhor documentário.

Embora um dos favoritos, o esperado “Birdman”, de Alejandro Gonzalez Iñarritu, levou apenas um prêmio, de melhor fotografia para Emmanuel Lubezki. Outra surpresa foi a vitória da animação japonesa ‘The Tale of The Princess Kaguya sobre “Uma Aventura Lego”.

Na categoria música/trilha sonora deu empate.Jonny Greenwood, de “Inherent Vice”, e Mica Levi, de “Under the Skin” dividiram o prêmio (veja a lista completa dos ganhadores no quadro ao lado).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave