Pluralidade guia evento no Museu Abílio Barreto

Atrações musicais e exposições compõem sexta edição do Natal no Museu, que acontece nesta terça

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Música. 

Grupo de choro Toca de Tatu apresentará repertório baseado em no CD “Meu Amigo Radamés”
Fabiano Telles Campbell
Música. Grupo de choro Toca de Tatu apresentará repertório baseado em no CD “Meu Amigo Radamés”

O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) recebe plurais atrações nesta terça como parte do projeto Natal no Museu. Na programação, constam apresentações de música popular, barroca e exibição de obras de artes. “Desde o início, nossa ideia com o evento foi o de formar público para o museu”, conta o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas José de Oliveira.

As atividades têm início com o show da banda de choro Toca de Tatu, no auditório do museu, e seguem com o recital da Orquestra 415, que foi criada em 2012 com o objetivo de apresentar obras de compositores dos séculos VII e VIII. “A intenção é que haja diversidade cultural e de linguagem no Natal do Museu para podermos agradar todas as pessoas”, comenta Oliveira.

No âmbito das artes plásticas, destaca-se a exposição da tela “Abençoando as Terras do Bandeirante”, na qual o artista Eugênio Proença Sigaud retratou a chegada de um bandeirante à Curral del Rei. “Essa obra não é exposta há mais de 30 anos porque estava rasgada e com sérias danificações na moldura. Depois de passar por um processo de restauração, que envolveu o MHAB, o Museu da Pampulha e a UFMG, conseguiremos colocá-la em exibição hoje”, relata Oliveira.

Além da obra de Sigaud, estarão em exposição um piano de marfim datado do século XIX que pertenceu a Mosã, um importante artista da época de Belo Horizonte. Também estará aberto para visitação uma obra que retrata a tradicional feira de artes que acontece em frente à Livraria da Travessa, aos sábados.

Agenda

O quê. Natal no Museu

Quando. Nesta terça, a partir das 10h

Onde. Museu Cultural Abílio Barreto (av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim)

Quando. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave