Vamos de estica e puxa?

Não tem nada a ver com a Xuxa; o novo exercício do verão é pegar firme com auxílio de elásticos e bola

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |


Nadia Rodrigues, com o seu personal Alexandre Lima, faz agachamento com auxílio de um elástico
MOISES SILVA / O TEMPO
Nadia Rodrigues, com o seu personal Alexandre Lima, faz agachamento com auxílio de um elástico

Cansou de malhar só na academia? Que tal então se exercitar no conforto do seu lar ou aproveitar a temporada de férias ao ar livre? A novidade para as fitness de plantão é investir nos elásticos para malhar o corpo. E se engana quem pensa que um simples elástico para queimar calorias é balela. Profissionais, como a própria Gabi Pugliesi, diva-inspiração-mor do mundo fitness, confirmam que os efeitos são obtidos da mesma maneira que se você estivesse ficado horas na malhação.

Eles ficaram “famosos” pelos resultados em aulas de localizada e também nas sessões de fisioterapia, para a recuperação de lesões, e hoje ganham mais fãs para o treino. De acordo Romney Esteves, personal trainer e professor de circuito de treinamento da Bodytech, os elásticos possibilitam o fortalecimento muscular e com eles podem ser feitos vários exercícios que não são limitados como acontece nos aparelhos de musculação. “À medida que você os estica, mais difícil fica e mais você precisa de força. As máquinas são muito limitadas, só permitem um tipo de exercício e com o elástico você pode simular vários exercícios”, explica.

Para levar junto -  Aproveitando a temporada de viagens, os elásticos são ótimos aliados para quem curte atividades ao ar livre. Braços, abdome e bumbum são algumas das partes do corpo que mais sofrem – no bom sentido – a ação dele, já que trabalha uma musculatura localizada. “Ele pode ser usado principalmente para complementar uma rotina de exercícios na academia, como a musculação, tanto para simular uma prática já existente”, explica o professor que já passou uma série de exercícios no elástico que simulam até a patinação para tonificar as pernas.

Assim como os aparelhos, os elásticos também têm “pesos” diferentes. Cada cor corresponde a uma resistência. E, quanto maior for a resistência dele, maior a força – e mais pesado o exercício.

Além do futebol - Além do elástico, outro instrumento aliado para o projeto verão é a bola, que pode trazer ao seu simples abdominal do dia a dia um resultado duas vezes melhor. “O exercício com a bola exige maior concentração e trabalha o core, que é o ponto de equilíbrio do corpo que abrange o abdome e as articulações”, explica Romney Esteves.

Gabi Pugliesi, em seu blog “Tips4life”, aconselha usar a bola em 3 séries de 15 repetições, com intervalo de 30 segundos entre elas.

Geralmente um kit básico de elásticos com bola sai em média por R$ 100, e, de quebra, você ainda ganha a facilidade de treinar aonde você estiver com qualidade de academia.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave