Corredor do Move recebe certificação de ouro

Avenida recebeu 86 pontos em avaliação feita por ONG internacional; total seria cem

iG Minas Gerais | da redação |

Construção do corredor custou aproximadamente R$ 51 milhões.
UARLEN VALERIO / O TEMPO
Construção do corredor custou aproximadamente R$ 51 milhões.

O corredor do Move na avenida Cristiano Machado, na capital, teve certificação de ouro na versão 2014 do Padrão de Qualidade BRT, estudo do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). A Organização Não Governamental (ONG) com atuação em todo o mundo avaliou 98 corredores de BRT de 62 cidades, em 15 países. Em um total possível de cem, o corredor obteve 86 pontos, em escala que vai até cem. No Brasil, outros dois foram classificados como ouro – a Transcarioca, no Rio de Janeiro (RJ) (86 pontos), e a Green Line, em Curitiba (PR), com 92.

Itens como lotação, condições viárias e pontualidade foram julgados por comitê composto por 15 especialistas. De acordo com o ITDP, nas cidades padrão ouro, foram constatadas agilidade do deslocamento, revitalização das áreas centrais e melhor qualidade do ar.

Com 7 km, o corredor funciona desde março, ligando o centro à região Nordeste, e transporta cerca de 400 mil passageiros por dia, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em trânsito, Ronaldo Guimarães Gouvêa afirma que o certificado é merecido, mas pondera ainda há problemas graves. “Há falhas, por exemplo, na travessia de pedestres e na circulação nas vias adjacentes”.

“Percebi melhora nas linhas diretas, que ficaram mais rápidas. Mas na questão de conforto não percebi diferença, pois os ônibus continuam cheios”, diz a estudante Valéria Coutinho, 26, que diariamente vai de Move ao trabalho.

Entenda

Mundo. Os sistemas de BRT ou similares estão em quase 200 cidades em todo o mundo. Na pesquisa, que é feita anualmente, 28 corredores foram classificados como prata e 41, bronze.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave