Cápsula da Nasa pousa na costa do Pacífico

Operação da primeira nave lançada após a Apolo foi bem-sucedida

iG Minas Gerais |

A cápsula pousou a 1,000 km da costa mexicana
JOE RAEDLE
A cápsula pousou a 1,000 km da costa mexicana

Washington, EUA. A cápsula não tripulada Orion, da Nasa, pousou no Oceano Pacífico, na costa da Baixa Califórnia, depois de realizar seu primeiro voo de testes, anunciou a agência espacial norte-americana. “Lá está sua espaçonave, América”, disse Rob Navias, comentarista da Nasa, enquanto imagens aéreas mostravam, ao vivo, a cápsula pairando no ar com três para-quedas, enquanto se aproximava da água.

A Orion, que tinha sido lançada mais cedo da base da força aérea norte-americana de Cabo Cañaveral, na Flórida, pousou a 1.000 km da costa mexicana da Baixa Califórnia, freada por três imensos paraquedas. Trata-se da primeira nave norte-americana, depois da Apolo, capaz de transportar astronautas fora da órbita terrestre e um dia com destino a Marte.

Navias descreveu o voo de testes como “perfeito” e como “uma etapa significativa para o programa espacial” norte-americano. Os controladores de voo disseram que o veículo se encontra em condição estável e será retirado logo da água por uma equipe formada por membros da Nasa, da Marinha e da Lockheed Martin.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave