Xbox One e PS4 fazem um ano na luta pelo bolso do brasileiro

Aparelho da Microsoft, fabricado no Brasil, custa R$ 2.000; concorrente sai por R$ 4.000

iG Minas Gerais |

Xbox One tem preço mais vantajoso, em torno de R$ 2.000, porque já é produzido no Brasil
microsoft/divulgação
Xbox One tem preço mais vantajoso, em torno de R$ 2.000, porque já é produzido no Brasil

São Paulo. Lançados há um ano, os videogames PlayStation 4 e Xbox One disputam neste Natal a preferência dos jogadores brasileiros. Se, em 2013, quando foram lançados, o preço dos aparelhos assustava, agora as empresas chegam munidas com lançamentos de grandes jogos (exclusivos ou não) e com promoções atrativas para o consumidor do país em grandes redes do varejo.  

Representantes da oitava geração dos videogames, com configurações técnicas para sustentar jogos cada vez mais exigentes, PS4 e Xbox One são os primeiros consoles que chegaram ao país sem atraso com relação ao resto do mundo. Entre eles, uma diferença substancial: montado em Manaus, o Xbox One tem preço sugerido de R$ 2.000, enquanto o importado PS4 tem venda oficial por R$ 4.000.

A produção local é descrita pelos executivos de Sony e Microsoft como a saída para se ter sucesso no Brasil. Foi o que aconteceu com a geração anterior de consoles. A Microsoft saiu na frente, montando o Xbox 360 no país desde 2011, o que lhe fez ganhar a preferência dos consumidores. Já a Sony começou a montar o PS3 no Brasil apenas em maio de 2013.

“Se voltarmos três anos, o console mais vendido por aqui ainda era o PlayStation 2, um produto dos anos 1990. A aquisição de videogames de última tecnologia é um fenômeno recente”, diz o analista da GfK, Oliver Römerscheidt.

Velhinhos ainda vendem. Juntos, PS3 e Xbox 360 ainda têm espaço no mercado brasileiro – especialmente para quem busca seu primeiro videogame –, mas já enfrentam a concorrência dos novatos.

Entre janeiro e outubro de 2014, PS4, Xbox One (e também o Wii U, da Nintendo) representaram 20% do faturamento na venda de consoles, diz a GfK. Segundo estimativas da consultoria, 120 mil consoles da nova geração já foram vendidos no país. Se PS3, Xbox 360 e Wii forem incluídos, são 3 milhões de aparelhos vendidos desde 2012.

A aposta das empresas do setor é de que o público consumidor de games cresça ainda mais no país e, sem o rótulo de “brinquedo de criança”, os videogames sejam cada vez mais comuns na sala de casa.

Vídeo Para marcar os 20 anos do PlayStation, no último dia 3, a Sony divulgou vídeo em que lembra a história da linha. O vídeo oficial e outros feitos por fãs estão no YouTube. O primeiro PlayStation foi o responsável pela popularização do CD-Rom como mídia para jogos.

Design Testado à exaustão. Para chegar ao design do Xbox One, a equipe testou até 200 protótipos de controles e passou 500 horas testando o direcional com 1.100 pessoas diferentes.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave