Mônica Noel

iG Minas Gerais | Da redação |

Turma da Mônica quer ajudar o Papai Noel a tornar o Natal de várias pessoas mais alegre
Reprodução
Turma da Mônica quer ajudar o Papai Noel a tornar o Natal de várias pessoas mais alegre

Marcar gerações deve ser o lema de Mauricio de Souza. Aos 79 anos, o cartunista continua incansável nessa tarefa. Além de empreendimentos que vão dos tradicionais gibis aos jogos interativos, o “pai” da Mônica, do Cebolinha e da Magali tem feito incursões pelos palcos. Ano passado, produziu “Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta”. Agora, o cartunista traz os “filhos” de volta a Belo Horizonte com o musical “A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel”, que será apresentado no próximo fim de semana no Cine Theatro Brasil.

  No palco, Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Franjinha estão caracterizados como duendes ajudantes do bom velhinho. Brincando e cantando, eles criam brinquedos e apresentam de forma divertida à plateia o verdadeiro sentido dessa data tão especial. Na trilha sonora, 16 músicas de sucesso, como “Somos os Duendes”, “Rua do Limoeiro” e “Soldadinho de Chumbo”.   Quem assina a direção é Mauro Takeda, filho de Maurício que, assim como as irmãs Mônica e Magali, “virou” personagem do pai. Foi ele quem inspirou Nimbus, o personagem de olhinhos puxados e louco por mágica que aparece ocasionalmente nas histórias.   Embora não tenha se tornado mágico profissional, o oitavo dos dez filhos de Maurício se enveredou pelo campo das artes. Formado em artes cênicas e com especialização em atuação em cinema pelo New York Film Academy, Mauro tem certeza que sua bagagem nos palcos influenciou na criação das peças. “No antigo Parque da Mônica, as peças teatrais faziam um enorme sucesso, inclusive ‘A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel’. Porém, os espetáculos estavam restritos àquele local. Por isso, pensei em criar grandes produções que pudessem itinerar pelo Brasil. Afinal, a Turma da Mônica é uma marca nacionalmente conhecida”.   Plataformas Ao longo dos 51 anos de trajetória, Maurício já deu vida a mais de 40 personagens, musicais, animações, além, é claro, dos diversos produtos licenciados pela marca. “Hoje o mercado de público infantil apresenta diversos concorrentes que disputam com a Turma da Mônica. Para que possamos nos manter em constante crescimento, é necessário estarmos em todas as plataformas de entretenimento. Isso nos ajuda a ganhar força para competir com peso com as outras marcas. Por isso, nós estamos sempre buscando nos modernizar, atualizar e atrair os mais diversos públicos”, destaca Mauro.   Sempre com essa preocupação em transpor as a identidade da trupe para as diferentes plataformas, várias novidades vem por ai. “Em janeiro teremos o primeiro acampamento da Turma da Mônica”, anuncia Mauro.   No próximo dia 13, Maurício lança em São Paulo o livro infantil “Meu Pequeno Evangelho”, com a Turma da Mônica repassando os ensinamentos do espiritismo, doutrina codificada por Allan Kardec, no século XIX.   “A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel” Com a Turma Mônica Cine Theatro Brasil Vallourec (r. dos Carijós, 258, centro, 3201-5211). Dia 13 (sábado), às 15h; e 14 (domingo), às 13h e 15h. R$ 80 (inteira, 1° lote).   

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave