Carro da estreia de Senna na F-1 é colocado à venda

A Toleman TG 183B foi usada pelo brasileiro no início da temporada de 1984 e deve ser vendido por R$1,2 milhão

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O modelo e foi utilizado pela primeira vez no GP Brasil, no autódromo de Jacarepaguá
Divulgação
O modelo e foi utilizado pela primeira vez no GP Brasil, no autódromo de Jacarepaguá

Fãs de Ayrton Senna poderão adquirir um dos itens mais valiosos da história do piloto na Fórmula 1. A Toleman TG 183B - primeiro carro utilizado pelo brasileiro quando entrou pra categoria, em 1984-  foi colocada à venda pelo site britânico Cars International, empresa especializada em comércio de carros antigos e históricos. O valor estimado para a aquisição da máquina é de 300 mil libras (R$ 1,2 milhão). 

De acordo com o site da vendedora, o carro  conta com o motor original Hart e está pronto para uso. Além disso, o comprador irá receber um documento de autenticidade registrado pela Toleman.  

A máquina foi construída especificamente para Senna e foi utilizada pela primeira vez no GP Brasil, no autódromo de Jacarepaguá. Senna utilizou o modelo TG 183B também em outras três provas da temporada de 1984, que foram os GPs da África do Sul, Bélgica e San Marino. O melhor resultado do brasileiro com o carro foi um sexto lugar na etapa africana.

Nos anos 90, o modelo foi vendido para o norte-americano Mike Earl, em Los Angeles, nos EUA, que também o restaurou. Nos últimos anos, a máquina retornou ao Reino Unido, sede da vendedora. 

Ayrton Senna ficou na equipe Toleman por apenas uma temporada. Depois disso passou pela Lotus, McLaren, quando foi tricampeão da Fórmula 1 (1998,1990 e 1991), e pela Williams. Senna faleceu no dia 1º de maio de 1994, após um grave acidente durante o GP de San Marino, no circuito de Ímola, na Itália. 

Leia tudo sobre: ayrton sennaformula 1toleman1984carrovenda