Aymoré é líder no mercado mineiro ao completar 90 anos

Otimista para 2015, companhia prevê faturar R$ 200 milhões neste ano e espera crescimento no segmento com novidades para em lançamentos para o futuro

iG Minas Gerais |

Foco. Fábrica da Aymoré em Contagem (MG) representa 90% da produção
aymoré/divulgação
Foco. Fábrica da Aymoré em Contagem (MG) representa 90% da produção

A marca Aymoré, líder no segmento de biscoitos em Minas Gerais, completa 90 anos com 27% de participação de mercado no Estado e outros 41% na capital mineira. Além da presença maior no mercado mineiro, a Aymoré, marca do Grupo Arcor, também tem no Estado quase a totalidade da sua receita. “O mercado mineiro representa 90% do que a marca fatura atualmente”, conta o gerente de marketing de biscoitos da Arcor, Anderson Freire. Em 2014, o faturamento previsto da Aymoré é de R$ 200 milhões. Com 860 funcionários, a fábrica de Contagem produz 3.200 toneladas de biscoitos por mês. Outra planta da marca fica em Campinas, no interior de São Paulo, onde são fabricadas outras 400 toneladas mensais dos produtos. “Campinas produz 10% dos biscoitos, e 90% da produção fica em Contagem”, calcula Freire. “Podemos dizer que a Aymoré é uma marca admirada e bem cuidada pelo mineiro, que reconhece os produtos com qualidade e inovação”, diz o executivo, há dez anos na empresa. Além de Minas Gerais, a marca Aymoré também é comercializada no Rio de Janeiro e Estados da região Centro-Oeste. Na proporção de consumo, a Aymoré também ganha na preferência: de cada um quilo de biscoito consumido em Belo Horizonte, 410 gramas são da Aymoré. Em Minas Gerais, a cada um quilo, 270 gramas referem-se à Aymoré. “Nos últimos anos, nós permanecemos na liderança em Minas sem ganhos expressivos de market share (participação de mercado), dado que não é fácil manter essa liderança”, explica Freire. Mas só de se manter à frente, de acordo com o executivo, é algo para poucas empresas aos 90 anos. “Ainda mais falando num produto que não é inovador, já que biscoito é de consumo massivo”, afirma. Para ele, o bom resultado é fruto da manutenção da qualidade do biscoito, além do reconhecimento do cliente. Sobre as perspectivas futuras, Freire afirma que o mercado de biscoito cresce neste ano devido à migração de outras categorias para o produto que é considerado um alimento. “Uma vez que temos um portfólio de produtos com maior valor agregado, isso permite crescimento maior de faturamento”, acredita. E se o momento atual da economia ajuda ou prejudica a Aymoré, Freire diz que ele é favorável, sim, ao consumo. “Em 2015, acreditamos que haja crescimento no segmento. Estamos otimistas, e o maior desafio é trazer a novidade para o mercado o quanto antes”, conclui o executivo. 

40 mil pontos de venda possui a marca, com 90% do volume comercializado em Minas   11 itens existem no portfólio da Aymoré, e, em cada um deles, são vários produtos   90% dos biscoitos Aymoré são produzidos na fábrica de Contagem, em Minas Gerais

 

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