Hidrogel está com registro suspenso na Anvisa

Produto não pode ser vendido desde 31 de março, mas empresa diz que caso deve ser normalizado

iG Minas Gerais |

Andressa Urach segue internada, mas teve melhora significativa
Record/Divulgação
Andressa Urach segue internada, mas teve melhora significativa

Rio de Janeiro. O hidrogel da marca Aqualift, produto usado para preenchimento e aumento do volume em regiões do rosto e do corpo, está com registro irregular na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 31 de março.

Nos últimos meses, problemas graves de saúde foram atribuídos ao uso do hidrogel, que tem em sua composição 98% de água e 2% de poliamida.

É o caso da modelo Andressa Urach, que foi internada desde o último fim de semana em um hospital de Porto Alegre com uma infecção na coxa esquerda e permanece em estado grave. Em nota, o Grupo Hospitalar Conceição, onde ela recebe tratamento, atribuiu a infecção ao uso do hidrogel. Há cinco anos, a modelo recebeu uma aplicação de hidrogel e de outro produto potencialmente prejudicial: o PMMA.

Clínicas ou profissionais que tenham comprado o produto antes dessa data podem usá-lo normalmente, segundo a Anvisa, já que não foi determinado seu recolhimento. Mas a venda, por enquanto, está proibida.

A Rejuvene Medical, importadora exclusiva do Aqualift no Brasil, informou que os documentos pedidos pela Anvisa para o processo de regularização já foram entregues e que, no momento, o produto não está sendo comercializado. Em nota, a empresa afirmou que não existem provas médicas que apontem o hidrogel como o causador dos problemas de saúde noticiados nos últimos meses.

Andressa Urach segue acordada e respirando sem ajuda de aparelhos, segundo nota divulgada pelo hospital. Apesar de apresentar uma boa recuperação, ainda não há previsão de alta hospitalar.

Sobre a permanência da mãe de Andressa, Marisete De Faveri, junto à filha, a administração do hospital explicou: “O livre acesso da mãe da paciente Andressa foi solicitado pela equipe que a atende com o objetivo de manter seu estado emocional equilibrado e auxiliar na sua recuperação”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave