Turbina deve ser religada neste mês

Nesta quinta, o reservatório estava com 5,52% da capacidade, bem menos do que a casa dos 26% do início do ano, mas melhor do que os 2,7%, atingidos em novembro

iG Minas Gerais | Queila Ariadne |

O gerente de planejamento e da Cemig, Marcelo de Deus, afirma que a usina de Três Marias, que atualmente opera apenas com uma turbina, na cidade de mesmo nome, na região Central do Estado, pode ter mais uma ligada ainda em dezembro. Ao todo, são seis turbinas, mas, devido à redução do volume da reservatório, elas foram sendo desligadas. “Já temos nível suficiente para ligar, mas nosso objetivo é encher ainda mais o reservatório, para atingir um nível confortável”, destaca.  

Nesta quinta, o reservatório estava com 5,52% da capacidade, bem menos do que a casa dos 26% do início do ano, mas melhor do que os 2,7%, atingidos em novembro. Em 31 de outubro, quando a Agência Nacional das Águas (Ana) determinou a redução da vazão de 140 m³/s para 120 m³/s, o nível estava entre 3% e 4%. “Considerando os fatores elétricos, é mais seguro trabalhar com duas turbinas, mas ainda vamos aguardar e, mesmo se religarmos, a vazão será mantida em 120 m³/s”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave