Ação da PM orienta cidadãos e recebe reclamações

Terceira edição do Comando Itinerante ocorreu nesta quinta; Lourdes terá iniciativa na próxima semana

iG Minas Gerais | Aline Diniz |

Militares encaminham pedidos a órgãos competentes, diz PM
PEDRO GONTIJO / O TEMPO
Militares encaminham pedidos a órgãos competentes, diz PM

A Polícia Militar (PM) realizou nesta quinta na Savassi, na região Centro-Sul da capital, o Comando Itinerante, ação para orientar sobre segurança e receber reclamações de cidadãos. “É um canal de interação entre população e PM. Recebo as pessoas e as propostas e encaminho os pedidos aos órgãos competentes”, explica o major Marcellus Machado, comandante da 4ª Companhia.

Segundo ele, já foram atendidos pedidos como podas de árvores na avenida Getúlio Vargas, feitos na edição de maio da iniciativa, a primeira. Nesta quinta, quando houve a terceira etapa, algumas pessoas reclamaram da falta de iluminação na região. “A rua escura traz sensação de insegurança”, disse o major.

Ele explicou que a iniciativa influencia também na maneira como o policiamento será feito. Há pedidos de viaturas para determinadas ruas, e a ação pode tornar o policiamento mais eficaz, segundo o comandante.

Ele informou que há dois meses o número de militares que fazem o patrulhamento ostensivo na Savassi foi reforçado. Frequentador do bairro, o palestrante motivacional Inácio Andrade, 65, reparou na mudança.

“A Savassi estava ficando triste (devido à criminalidade), mas tenho ficado surpreso com o aumento no policiamento. Espero que continue”, disse.

Cronograma. Na próxima semana, o Comando Itinerante será no bairro de Lourdes, na mesma região.

WhatsApp

Rede. A rede no aplicativo WhatsApp que informa a PM sobre suspeitos e crimes na Savassi conta com cerca de 120 lojistas. Desde a criação, há 45 dias, a PM registrou queda de 40% nas ocorrências. “Antes a PM agia após o crime, agora podemos prevenir”, disse Eric Rabelo, 24, comerciante. Expansão. A rede será expandida para o bairro de Lourdes ainda neste mês.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave