Com previsão de reforma, mercado chega aos 40 anos

Programação da festa começa neste fim de semana e inclui exposição, feira e shows musicais

iG Minas Gerais | da redação |

Único  distrital de BH, local receberá 200 vagas de estacionamento
ALINE GONÇALVES / OTEMPO
Único distrital de BH, local receberá 200 vagas de estacionamento

Mudança de estilo de vida, novas regras urbanísticas e abertura de grandes shoppings redesenharam relações de consumo dos belo-horizontinos, mas não impediram que o Mercado Distrital do Cruzeiro, no bairro de mesmo nome, na região Centro-Sul, continuasse fazendo parte da história da cidade. Com barracas coloridas e maneiras alternativas para atrair os clientes, o local faz 40 anos em 14 de dezembro, mas a festa começa nesta sexta, com música, gastronomia, exposição e feira.

Único mercado distrital que sobreviveu na capital, o do Cruzeiro foi construído em 1974, para abrigar feirantes que trabalhavam no entorno. “Por várias vezes os comerciantes foram ameaçados a deixarem o local”, lembra a presidente do mercado, Josiane Simões.

Com todas as lojas ocupadas atualmente, o complexo passará por reformas em 2015, para construção de 200 vagas de estacionamento e integração com o Parque Municipal Amílcar Vianna Martins, vizinho. “Aqui é o ponto de encontro dos moradores. Temos relação de amizade com os lojistas”, comenta Patrícia Caristo, presidente da associação de moradores do bairro, entidade que apoia a reforma.

Maria de Lourdes de Almeida, 69, que trabalha no complexo, junto com dois de seus seis filhos, lembra que teve que batalhar muito pelo espaço, que segundo ela tem como diferencial o carinho dos feirantes. “Tem 40 anos que trabalho aqui, vim das feiras de rua”, diz.

Programação

Choro. Nesta sexta, das 9h às 17h, e neste sábado, das 9h às 18h30, haverá exposição do Grupo Terraviva Cerâmica. Também nesta sábado, das 13h às 15h, haverá roda de choro com Du Macedo e alguns convidados. Jazz. Em 12 e 13 de dezembro, o local recebe a Feira das Arteiras das Gerais. No dia 13, das 13h às 15h, haverá show do quarteto de jazz Cobra Coral.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave