Campeonato Alemão terá tecnologia da linha do gol em 2015

15 agremiações votaram a favor da adoção do sistema, utilizado nos estádios brasileiros durante a Copa

iG Minas Gerais | Folhapress |

Tecnologia visa evitar marcações equivocadas da arbitragem e reduzir erros prejudiciais aos times
REPRODUÇÃO/FIFA
Tecnologia visa evitar marcações equivocadas da arbitragem e reduzir erros prejudiciais aos times

 A Bundesliga, anunciou nesta quinta-feira (4) que implementará a tecnologia da linha do gol em jogos da primeira divisão a partir da próxima temporada do Campeonato Alemão, em agosto de 2015.

A decisão foi comunicada após uma reunião entre os 18 clubes da elite, em Frankfurt. No encontro, 15 agremiações votaram a favor da adoção do sistema, utilizado nos estádios brasileiros durante a Copa do Mundo.

"Acredito que esse é um passo adiante para o futebol alemão", disse Reinhard Rauball, presidente da Liga Alemã.

O dispositivo escolhido pelos alemães foi o Hawk Eye, que usa câmeras de vídeo para avaliar a trajetória da bola. Sempre que uma bola cruza a linha do gol, o equipamento envia, em até um segundo, um sinal para o relógio do árbitro.

Esse equipamento é usado nas principais competições de tênis e, desde 2013, no Campeonato Inglês.

Agora, cada clube da primeira divisão da Alemanha precisará investir entre 150 mil e 180 mil euros (R$ 482 mil a R$ 578 mil) para adquirir e instalar a tecnologia Hawk Eye.

CBF REJEITA

A tecnologia da linha do gol esteve presente na Copa do Mundo de 2014. Antes da competição, a Fifa instalou o sistema GoalControl -que também usa câmeras de vídeo- em todos os estádios que sediaram a competição.

O primeiro gol a ser marcado com a ajuda do recurso aconteceu na vitória de 3 a 0 da França sobre Honduras, em Porto Alegre.

Depois do Mundial, a CBF decidiu não utilizar em seus campeonatos o sistema. Para ela, seria injusto alguns locais terem a tecnologia e outros não, e entende ser caro fazer a instalação em vários estádios.